quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Fulga desnecessária

Sei que a idéia original desse blog são os temas de Educação - Educação Especial - mas não consigo evitar de comentar as notícias do dia. Essa história do papa já me tomou muito tempo, respondo, então, o que uma leitora me  perguntou na semana passada. Desculpem pelas "fulgas".


Alexia é a inabilidade adquirida de compreender a linguagem escrita
Agrafia é a inabilidade adquirida de produzir linguagem escrita, apesar da presença da linguagem oral e normalidade da leitura e controle de movimentos.

Sono profundo de um paciente qualquer

Façamos um exercício de imaginação; vamos supor que um paciente acaba de voltar de um estado inconsciente depois de um longo estágio em uma UTI (sem trocadilhos, por favor) e começa a ler os noticiários. Já imaginou o susto?: Yoani no Brasil, namoro pelo Facebook, Renan dirigindo o senado, Fruet prefeito e o papa renunciando. Se a descoberta desses acontecimentos, pelo nosso paciente imaginário, não for acompanhado por um especialista em "EX"inconsciente, ele vai achar que ainda esta em alucinação.

Oficinas de dramaturgia

Invista no seu talento. Quem sabe pode ser a dramaturgia! 

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Tuboteca

Novidade boa em Curitiba; em breve teremos bibliotecas nas estações-tubo. O cidadão curitibano não pagará nada para pegar um livro e entregar no prazo determinado. Infelizmente estamos muito atrasados em termos de leitura, se compararmos com os nossos vizinhos. Chile e Argentina são os campeões de leitura, em todos os espaços a leitura é uma constante. É contagiante, além disso, a idéia do "tuboteca" certamente é cópia de algum projeto Argentino ou Chileno. Só para dar um exemplo da nossa realidade;  os professores brasileiros lêem em média 2 livros por ano. Na Argentina, essa média é de 12 livros.

Nutrientes deficitários

Aqui vai um pouco de citações do livro que estou traduzindo, que em breve estará nas livrarias: "A alimentação de ontem de hoje e de amanhã."
Sobre os nutrientes deficitários: para um grupo da população, o uso do ácido fólico, uma vitamina cuja ingesta está comprovado que é benéfico, durante a gestação, ajuda no desenvolvimento do feto. Do mesmo modo, se considerou incluir iodo no sal comum - para combater doenças carenciais de iodo que afetam a tiróide - e fluor na água para prevenir cáries. Posteriormente se fortificaram de forma habitual, cereias para crianças (vitaminas e ferro), leite desnatado com vitamina A e D, leite com cálcio, sucos com vitaminas C, bolachas com ferro e fósforo, etc. etc..
Como isso já é de senso comum, o que importa explicar é:  se alguém consome todos os produtos manipulados, aumentaríamos a tolerância para algumas vitaminas e minerais, e isso não é desejável para ninguém. Por isso, alguns conselhos: se for tomar leite, use o desnatado com vitaminas liposolúveis A e D (assim os excessos de vitaminas são eliminadas com as gorduras). Se for usar azeite muito insaturado, compre um que leve vitamina E; se for tomar suco de laranja de "caixinha", compre o que tiver com vitamina C, etc.....Agora, se tudo isso for indiferente para você, sirva-se de refeições bem "coloridas" (alimentos com cores diferentes), assim, a chance de errar é menor.

Bengala com GPS

Ao primeiro olhar pode não parecer, mas a tecnologia da Fujitsu pode ser muito útil para quem possui uma pessoa idosa na família. Com GPS, Wi-Fi e Bluetooth, ela não só mostra exatamente a direção correta de casa, mas também monitora informações como um contador de passos e batimentos cardíacos da pessoa para ter certeza de que ela não está com problemas.

Para utilizar como GPS, antes de sair de casa, é necessário programar a bengala para mostrar as direções de seu destino final. Será possível monitorar, caso o portador do objeto saia do caminho programado. As direções aparecem como uma seta na manopla bengala.

O aparelho, no entanto, ainda é um protótipo, e não há previsão de quando chegará ao mercado. (UOL)

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Coisas dos nossos currículos

O aluno do ensino médio, Leandro Bertolo, de São José dos Campos, que está cursando o terceiro ano, precisou entrar na justiça para entrar na Faculdade de Medicina, pois no último vestibular, passou em quatro Universidades Federais e duas estaduais, todas no curso de medicina. Como ainda não terminou o ensino médio, só a justiça pode permitir a entrada na Universidade. Essas são as nossas contradições curriculares. O que um aluno desse vai fazer no cursinho?

VII Simpósio Internacional "O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente".

Repassando


Temos a grata satisfação de informar que estão abertas as inscrições para
 submissão de trabalhos no
 
> VII Simpósio Internacional "O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo
 Presente".

 
> O prazo para submissão de trabalhos encerra-se em 22 de março/2013.

> Informamos, ainda, que o VII Simpósio Internacional realizar-se-á no Campus
 Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (Minas Gerais), no
 período de 19 a 21 de junho de 2013.
 
 Por favor, contribuam com a divulgação.
 
 Para informações complementares acessem nosso sítio, disponível no endereço:

 http://www.viisep.faced.ufu.br/

O melhor remédio


O bom da sorriso é que faz bem para todos que estão ao redor e se prolifera facilmente.

Você é feliz?

Se a cada ano conquistamos mais bens de consumo, se a cada ano aumentam as nossas expectativas de vida, se a cada ano guardamos mais dinheiro, se a cada ano viajamos mais, se a cada ano....
por que então, a cada ano sentimos menos prazer no nosso dia a dia? Não falo por mim (ainda bem!), mas pelas pesquisas da área. O grau de felicidade das pessoas não está relacionado com a renda per capita, mas sim com outras coisas. Só para se ter uma idéia: uma pesquisa de 1999 com cerca de 3 mil mulheres em onze países revelou que 93% das entrevistadas acreditam estar em melhore situação do que estavam as suas avós no tocante a direitos e oportunidades; em contrapartida, a maioria delas (54%) não se consideram mais feliz do que teriam sido as mulheres na geração de suas avós (Eduardo Gianneti - Felicidade). Por isso, quando comento sobre FELICIDADE, me recordo de Fernando Pessoa "por que é que, para ser feliz, é preciso não sabê-lo?

Mictório

Quem não precisou entrar correndo em um restaurante, shoping ou qualquer comércio que tenha banheiro devido aos apuros fisiológicos? Para evitar que os cariocas façam suas necessidades na rua, a prefeitura inaugurou ontem, um mictório nas calçadas de algumas ruas da cidade. Inspirado na criação de algumas cidades européias, a idéia é manter a cidade "mais cheirosa." 

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Concert for George

Bastou ler na imprensa que hoje George Harrison faria 70 anos, imediatamente lembrei de um DVD que assisti no ano passado "Concert for de George", um show comandado por Eric Clapton e tendo como convidados, além dos outros Beatles, o filho (Dhami) e os amigos que conviveram com ele e com sua música. Depois dizem que a música não transforma, quem não escutou "My Sweet Lord" e não se arrepiou inteiro. Outros rememoram "Here Comes the Sun" como a melhor música de Harrison.
O concerto para homenagear George (Jayaraj, nome indiano), foi para celebrar a vida, disse Eric Clepton. Ah, ao escrever esta postagem, o fundo musical é "Something."
Escutem a música dele, então!


http://www.youtube.com/watch?v=a48gIt84AZc

Implante de retina


Enviada por uma amiga do blog:

" Um homem sai de um restaurante durante a noite e vê as luzes da rua e vitrines iluminadas de lojas. Ele está tão excitado com o espetáculo que se mantém parado por 10 minutos, apenas olhando. O motivo para a sua alegria por uma coisa tão simples é o fato de que ele normalmente é completamente cego.
Este homem é um dos nove pacientes que receberam o dispositivo Alpha IMS, a mais recente prótese de retina que pode recuperar a visão de pessoas cegas.
A imagem acima é um raio-X de um dos pacientes, mostrando o chip implantado com fios ligando-o à retina, com botões atrás de cada orelha que podem ser usado para ajustar o brilho. Ele funciona com uma bateria sem fio que fica guardada no bolso.
Estes dispositivos só funcionam com pacientes que perderam a visão através de doenças como retinose pigmentar que destroem as células de detecção de luz nos olhos mas mantém os neurônios de processamento de visão intactos. Os dispositivos enviam os sinais diretamente para o cérebro.
O Alpha IMS se une ao Argus II – a única outra prótese visual que já superou os testes clínicos. O Argus II foi aprovado pelo US Food and Drug Administration, que controla medicamentos nos Estados Unidos, e já foi adaptado para permitir que pessoas cegas consigam ler Braille com a vista em vez do tato.
Mas estes dois dispositivos funcionam de formas bem diferentes. O Argus II converte vídeo de uma câmera em um óculos em sinais eletrônicos “mostrados” em uma grade de 60 eletrodos implantados na retina de uma pessoa.
Já o Alpha IMS detecta a luz que entra nos olhos em vez de usar uma câmera externa, o que significa que o paciente pode olhar ao redor movendo seus olhos em vez de precisar mexer a cabeça inteira.
Ele usa uma grade de 1.500 eletrodos implantados dentro, em vez de à frente, da retina: isso oferece maior resolução. Também faz uso do processamento natural de neurônios no meio da camada de retina que processa movimento e contraste." 

domingo, 24 de fevereiro de 2013

China e a Ciberguerra

A economia Chinesa "cresce" pelo trabalho escravo ou pelos projetos "falsificados." Independente da posição de muitos, eles continuam crescendo.
Matéria do EL País - Espanha.


http://internacional.elpais.com/internacional/2013/02/23/actualidad/1361634418_422663.html

Poeminha de domingo

Convencer

"Aprendi a não tentar convencer ninguém. O trabalho de convencer é uma falta de respeito, é uma tentativa de colonização do outro."

J. Saramago

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Django e a frenologia

Django (Jamie Foxx), indiscutivelmente é um filmão, uma pena que não é o mais cotado para o Oscar. Em várias cenas, principalmente com DiCaprio, o dono de escravos, refere-se a "inferioridade" dos negros pela justificativa da frenologia, que na época (1800) era muito respeitada.  Essa ciência - Frenologia - foi criada por Franz Joseph Gall, e tentava explicar o cérebro humano, medindo o tamanho da cabeça do indivíduo e pela forma (protuberâncias) da mesma, a determinar o caráter, personalidade e pasmem, o grau de criminalidade. Isto também ajudou a separar ainda mais as cores e a gigantar o filme. Ainda bem que os tempos mudaram.

Sentidos

Uma síntese da matéria "Confederação dos Sentidos" da Revista Scientific American deste mês:

Neurocientistas costumavam conceber o cérebro como um canivete suíço provido de diferentes áreas dedicadas exclusivamente  a diversas formas de percepção sensorial como visão, olfato, paladar e e tato.

Nas últimas três décadas estudos em psicologia e neurociência revelaram que o cérebro é um órgão multissensorial que constantemente mescla informações dos vários sentidos.

A revolução multissensorial não só alterou a maneira como os cientistas entendem a função cerebral, mas também surge novas formas de ajudar cegos e surdos, além de melhorar softwares de reconhecimento de voz.

Sempre Unicamp

A Unicamp e a USP inovam em tudo, se compararmos com às outras Universidades Brasileiras. Assisti a um programa na TV no mês passado mostrando o planejamento do primeiro dia de aula dos novos calouros. Enquanto a maioria dos calouros saem às ruas pedindo dinheiro nos sinaleiros, os alunos destas Universidades eram orientados, por uma comissão interna, a "como se virar no Campus e na cidade." Informações desde o ponto de ônibus para se chegar na Universidade até preços de aluguéis. Quem projetou a idéia? Um concurso interno da disciplina de propaganda e marketing. Enquanto isso...
Mas a inovação não para aí, hoje a UNICAMP forma a primeira turma de "cotistas por mérito." Estudantes de curso complementar terão vaga na Universidade sem prestar vestibular. São 54 alunos oriundos de escolas públicas de Campinas que fizeram uma espécie de curso à parte, com aulas de várias áreas do conhecimento.  

"Novos" cérebros

A educação começa em casa, dizem!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Campanha de trânsito

Lembram-se dessa capa de disco? "Abbey Road" é o nome do grande sucesso dos Beatles, pois bem, com essa imagem e com esse apelo (os Beatles) a cidade de Calcutá, na Índia, iniciou uma campanha para conscientizar à população a atravessar as ruas pela faixa de pedestre. Não é uma boa idéia? Isso também poderia ser assunto de alguma disciplina nas escolas, agregaria; música, política, arte, cidadania....

Leitura gratuita


1. Brasiliana – O site da Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza cerca de 3000 mil livros para download de forma legal. Há livros raros e documentos históricos, manuscritos e imagens.
2. Blog Midia8 – Página reúne mais de 200 links de livros sobre comunicação em português, inglês e espanhol para ler online e fazer download.
4. Casa de José de Alencar – A Biblioteca Virtual do site do pai do romance brasileiro disponibiliza para download gratuito 14 de suas obras, incluindo romances e peças de teatro.
5. Read Print – Essa espécie de livraria virtual oferece mais de 8 mil títulos em inglês para estudantes, professores e entusiastas de clássicos.
6. Biblioteca Digital de Obras Raras – O site idealizado pela Universidade de São Paulo (USP) é direcionado a pesquisadores. Oferece mais de 30 obras completas em diferentes idiomas.
7. Portal Domínio Público - Biblioteca virtual criada para divulgar clássicos da literatura mundial, oferece download gratuito de mais de 350 obras. É possível baixar 21 livros de Fernando Pessoa.
8. Saraiva – A rede de livrarias disponibilizou recentemente 148 livros para download em PDF gratuito. O leitor precisa apenas fazer um cadastro e baixar o aplicativo de leitura para ter acesso ás obras.
9. Biblioteca Nacional de Portugal – Entre os destaques do portal está um site dedicado do escritor José Saramago. Nele, estão disponíveis manuscritos do autor.
10. Machado de Assis – Criado pelo MEC, o site do escritor oferece sua obra completa – em pdf ou html – para leitura online. Estão lá crônicas, romances, contos, poesias, peças de teatro, críticas e traduções.
11. Biblioteca Mundial Digital – Oferece milhares documentos históricos de diferentes partes do mundo. Multilingue, o material está disponível para leitura online.
12. Dear Reader – Esse é um clube virtual que envia por e-mail trechos de livros. Após o cadastro, o usuário passa a receber diariamente um trecho, cerca de dois a três capítulos de livros.
13. eBooks Brasil – Oferece livros eletrônicos gratuitamente em diversos formatos.
14. Projeto Gutenberg – Tem mais de 100 mil livros digitais que podem ser baixados e lidos em diferentes plataformas eletrônicas.
15. Unesp Aberta - Criado pela reitoria da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita”, o site disponibiliza material pedagógico gratuitamente. Desenvolvidos para os cursos da universidade, o material está aberto s para consulta em diversos formatos.
 

Bicycled

Transformar carro velho em um jeito saudável e barato de se locomover. É a idéia de uma empresa espanhola para deixar o mundo menos poluído. Veja o filme.


http://catracalivre.folha.uol.com.br/2013/02/grupo-transforma-carro-de-ferro-velho-em-bicicleta/

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Filosofia-Rizoma

Gaúcha de nascimento, Curitibana por opção, professora por vocação, mãe por natureza, escritora por talento. Claudia Madriga Cunha é a autora do "Filosofia-Rizoma"Metamorfoses do pensar. editora CRV, 2011.
" o livro quer ser um sopro de ar para aqueles que, envolvidos com o estudo, a pesquisa e a escrita em educação e outras áreas afins já não querem mais fazer cópia, plágio, cola em cima dos autores com os quais trabalha..."

Por tudo isso, vale a leitura!

Espaço Cênico


Romã

Romã, nas minhas pesquisas "nutricionais", sempre foi considerado um bom antioxidante e também ajuda a reduzir a pressão arterial. Também é conhecido de todos a simpatia que fazemos em início de ano com sementes de romã, que são guardadas na carteira para "atrair" dinheiro. Quem ainda não fez isso? Fico sabendo também que uso do romã pode ajudar no aumento do testosterona. Ah! é bom lembrar! Os gregos a consideravam como símbolo de amor e fecundidade.

Cajueiro

O maior cajueiro do mundo, em Natal.

Lançamento

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Terapeuta Sexual Substituto

Estreia o filme "As sessões" inspirado nas técnicas criadas, nos anos 60 e 70, pelos sexólogos William Master e Virgínia Johnson, em que o terapeuta utiliza como tratamento o contato sexual. Na época, esses tratamentos eram muito difundidos, inclusive com grande repercussão nos EUA, diferentemente do Brasil. A esperança de muitos é que o filme inspire o retorno destas técnicas.

Sociedade globalizada e o papa

Se o atual ambiente eclisiástico - sede vacante - encontra-se em total especulação e envolto por intrigas, imaginem quando o assunto são interesses políticos. Nem o Espírito Santo pode ajudar.

Bike, aventuras e morte

Desde o ano passado acompanhava pela imprensa a viagem de Peter Root e May Thompson (os dois com 34 anos), que estavam dando volta ao mundo de bicicleta. Nunca escondi de ninguém a "inveja" que sinto dessas pessoas "corajosas" que saem pelo mundo com total liberdade. Eles já haviam percorrido mais de 25 mil km e estavam essa semana em Bancoc, Tailândia, quando sofreram um acidente de trânsito e morreram. Não soube os detalhes da morte, apenas que colidiram frontalmente com um carro. Os riscos de qualquer projeto são grandes, o pior é quando não temos projetos e nem sonhos.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Ama

Para os interessados, profissionais e familiares de autistas.

Alfredo da Rocha Viana Filho ou Pixinguinha

Pixinguinha: (23/04/1897 - 17/02/1973)

Corpo(latria)

Haja necessidade! O Culto ao corpo em tudo análago a qualquer religião, dogmática e idólatra como soem ser as religiões (já que o papa está em evidência), fortalece a cada dia o conceito de CORPOLATRIA.
Cito aqui de cabeça (com preguiça de fazer uma pesquisa mais apurada) de alguns dogmas da corpolatria:

- Amar a si mesmo sobre todas as coisas
- Ninguém vai ao homem senão pelo corpo
- O prazer é o caminho, a verdade e a única vida.
- Bem-aventurados os que amam a si próprios, porque deles será o Reino dos Céus.

Assim caminhamos (sem trocadilho).

Tofu


Tofu -  Espanta o desânimo.
O queijo de soja tem o dobro de proteínas do feijão e uma boa dose de cálcio. Também é rico em magnésio (evita o enfraquecimento das enzimas que participam de produção de energia) e ferro (combate a anemia). Quando estes minerais estão em baixa no organismo, você se sente fraca e sem ânimo. Mas é a colina, substância que protege a membrana das células cerebrais, que dá ao tofu o poder de acabar com o cansaço mental.
Quanto consumir: 1 fatia média / dia.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Poeminha de domingo



Ademir da Guia -

Ademir impõe com seu jogo
o ritmo do chumbo (e o peso),
da lesma, da câmara lenta,
do homem dentro do pesadelo.
Ritmo líquido se infiltrando
no adversário, grosso, de dentro,
impondo-lhe o que ele deseja,
mandando nele, apodrecendo-o
Ritmo morno, de andar na areia,
de água doente de alagados,
entorpecendo e então atando
o mais irrequieto adversário.


João Cabral de Melo Neto (Recife, 9 de janeiro de 1920 - Rio de Janeiro, 9 de outubro de 1999) - Além de poeta, foi um diplomata brasileiro. Classificado como poeta da geração 45, terceira geração do modernismo, foi agraciado com diversos prêmios ao longo de sua carreira de escritor. Foi membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Pernambucana de Letras.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Cegueira noturna

"George Wolf, médico nutricionista e historiador da Universidade de Berkeley, reconhece o tratamento dos curandeiros do Egito antigo, que - de acordo com os papiros Ebers, de 1520 a.C. - tratavam a cegueira noturna espremendo o caldo do fígado de animais diretamente nos olhos do paciente. Como o fígado armazena cerca de 90% da vitamina A existente no corpo, esse procedimento repulsivo provavelmente funcionava." 

Macaco Simão

"O trio elétrico mais agitado do carnaval Curitibano era o caminhão da Liquigás tocando "Pour Elise."

Aurélio Miguel

Apenas um judoca

Esporte, egos e decepções

Conheci o hoje vereador de São Paulo, Aurélio Miguel, ainda como um extraordinário atleta de judô, pois somos da mesma geração e, inclusive, tive o prazer de treinar com ele em um evento em São Paulo. Todos sabíamos, principalmente os mais próximos do Aurélio (não era o meu caso), que ele seria um dos melhores judocas do mundo, como comprovou em Seul. Me recordo de um treino que ele fez na academia (Templo do judô) da Kodokan, no Japão e jogou (derrubou) todos os japoneses que encontrou na frente. Era um ícone do esporte. Na euforia da idade e dos sonhos, achava que o esporte poderia "mudar o mundo", pois, o Aurélio Miguel era o exemplo. E hoje sei que só podemos sonhar por projetos, nada mais, o esporte tornou-se (há muito tempo, lógico!) apenas entretenimento, não muda mais nada. Só para deixar mais claro minhas decepções com o esporte de rendimento, aproveitando as notícias só desse mês: Lance Armstrong, Walt Sweeney, Oscar Pistorius e .....Aurélio (que Migué).

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Teses e dissertações

aos amigos (as) do blog que estão se capacitando, escrevendo dissertações e teses, seguem dois endereços importantes:

BDTD
http://bdtd.ibict.br

Teses Capes
http://www.capes.gov.br

Boa sorte

Suplementos esportivos que matam

Os atletas iniciantes ou "atletas" me perguntam quase diariamente qual o melhor suplemento a usar, e a minha resposta sempre é; não use nada. A cara dos "atletas" depois dessa resposta, é a mesma quando a gente sai do médico sem receita, quando o Dr. diz: "isso não é nada, fique tranquilo." Achamos que médico precisa receitar e, professor de Educação Física prescrever suplementos. Pois bem, lendo a coluna do jornalista/corredor Rodolfo Lucena, fico sabendo de mais uma morte por ingestão indevida de suplementos. Dessa vez foi uma corredora de maratona, Clarice Squires, 30, que estava usando DMAA (1,3-dimethy lamylamina), nome comercial Jack 3d,  um suplemento que é proibido pelas entidades internacionais. A atleta queria terminar uma maratona em menos de 4 horas, por isso, começou a usar este suplemento para melhorar a resistência. As contra-indicações do "medicamento" eram os distúrbios psíquicos e ataque cardíaco. Correu literalmente para a morte.
Insisto na minha hipótese (ainda bem que muita gente também compartilha), o esporte se pratica com forma de diversão, quando se precisa de algo "mais", já não é mais esporte, é outra coisa. Não sei muito bem o que seria essa outra "coisa", sei apenas que isso não faz bem.

No site que estou para lançar, vou publicar outros temas relacionados a esporte.

Hoje é dia da Amizade


Canção da América - Milton Nascimento
Amigo é coisa pra se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção
Que na América ouvi
Mas quem cantava chorou
Ao ver seu amigo partir
Mas quem ficou
No pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou
No pensamento ficou
Com a lembrança que o outro trancou
Amigo é coisa pra se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a
Distância digam não
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração
Pois seja o que vier
Venha o que vier
Qualquer dia amigo eu volto
Pra te encontrar
Qualquer dia amigo
A gente vai se encontrar

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Carnaval, radicais livres e alimentação

Depois de algumas noitadas de festas, não existe nada mais saudável do que não se culpar, festa é festa, ponto! Até 1954, pouco se conhecia sobre os radicais livres e muito menos ainda que o oxigênio (O2) era o maior vilão. Deu-se o nome então de danos oxidativos, tudo que "agredisse metabolicamente o organismo". Inclusive a falta ou o excesso de exercícios físicos. Também se constatou que os radicais livres eram perigosos, quanto maior eram a sua reatividade, a sua concentração, persistência e duração.
Mas há uma lógica para a existência dessa sobra de oxigênio (radicais livres), além dos prejuíjos no corpo humano, a de defender-se de agressões de microorganismos, por exemplo. Como os agentes externos também provocam os radicais livres (cigarro, álcool, sol etc..) e o carnaval é talvez o maior colaborador para isso, algumas cositas mas podemos fazer - noves fora, largar as culpas - a ingestão de vitaminas antioxidantes C e E, ou seja, muitas frutas e verduras.

Em outra postagem, comento sobre os radicais livres na prática de atividades físicas.

Ler da dinheiro

Uma empresa de Cáceres (MT), chamada  Cometa, para incentivar a disciplina de leitura e com isso, aumentar a produtividade da empresa, agora está dando um 14º salário para o funcionário que ler um livro por mês. A iniciativa já tem 80% de adesão e já aumentou a produtividade da empresa. Será que a ginástica laboral vai acabar? Como a média de leitura dos professores brasileiros é de 3 livros por ano, talvez uma medida como essa possa incentivar a leitura nas escolas.......dos professores, bem entendido!

Quarta-Feira de Cinzas


Marcha de Quarta-Feira de cinzas
Acabou nosso carnaval
Ninguém ouve cantar canções
Ninguém passa mais
Brincando feliz
E nos corações
Saudades e cinzas
Foi o que restou
Pelas ruas o que se vê
É uma gente que nem se vê
Que nem se sorri
Se beija e se abraça
E sai caminhando
Dançando e cantando
Cantigas de amor
E no entanto é preciso cantar
Mais que nunca é preciso cantar
É preciso cantar e alegrar a cidade
A tristeza que a gente tem
Qualquer dia vai se acabar
Todos vão sorrir
Voltou a esperança
É o povo que dança
Contente da vida
Feliz a cantar
Porque são tantas coisas azuis
E há tão grandes promessas de luz
Tanto amor para amar de que a gente nem sabe
Quem me dera viver pra ver
E brincar outros carnavais
Com a beleza
Dos velhos carnavais
Que marchas tão lindas
E o povo cantando
Seu canto de paz
Seu canto de paz

Vinícius de Moraes

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Quarto de Ammes

Como ocorre esta ilusão? Se olharmos de fora, vemos uma pessoa mais alto que a outra, certo?
A ilusão de Ammes (nome do autor da descoberta), não mostra a diferença entre a inclinação do piso. No caso da foto, a diferença de altura entre o piso e o teto, no lado direito da foto, é menor.

Na natureza selvagem

Há muitos anos li um livro chamado Na natureza selvagem (história real de Christopher McCandless, um jovem rapaz que abandona sua vida de conforto para buscar a liberdade pelos caminho do mundo) na época me impressionou muito por dois motivos; o primeiro porque, sempre sonhei com uma viagem distante, sozinho e que pudesse me fazer muito feliz. Diferentemente do filme, que o rapaz se isola no Alasca selvagem, às minhas viagens não eram sonhadas assim, talvez pelo medo de enfrentar momentos muito solitários. O fato de sair da "minha bolha" já me fazia feliz. Segundo motivo, porque em nenhuma momento das nossas vidas, nem na escola e muito menos na família, somos incentivados "a viajar." A nossa construção pós-iluminismo, nos deixou mais compradores e menos viajantes. Pois bem, ontem, assisti o filme do mesmo nome do livro, com a direção de  Sean Penn (um filme antigo), e me recordei dos tempos que viajava em procura de algo ou da minha "liberdade". Como no filme, não precisamos de muita coisa para viver, uma pena que só aprendemos isso "viajando." 

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Louis Wain (1860-1939)


O meu lado "esquizofrênico" carnavalesco descobriu "sem querer querendo" a existência de Louis Wain um pintor britânico, com diagnóstico de esquizofrenia. A pintura desse artista é marcante porque observa-se os trabalhos realizados antes e depois do diagnóstico. Mais marcante ainda é que suas obras têm como característica o antropomorfismo de animais com olhos em destaque. É impressionante a transformação da pintura de um gato até o processo final. Anote o nome!

Olho biônico


O primeiro olho biônico (Argus 2) já está sendo comercializado nos Estados Unidos. O dispositivo é composto por eletrodos implantados na reina e lentes com uma câmera. O olho biônico vai atender às pessoas que sofrem de retinose pigmentar - uma enfermidade genética que provoca a degeneração dos foto-receptores da retina. O princípio do aparelho é transformar a luz captada pelo olho em sinais eletroquímicos transmitidos para o cérebro pelo nervo óptico. Não existem números de pessoas afetadas pela retinose no Brasil, mesmo assim, sabe-se que existem milhares de pessoas, muitas dessas ainda sem o diagnóstico, outras, sem a "coragem" de assumir a enfermidade.




Olho biônico

Chamada de artigos


CHAMADA DE ARTIGOS – NÚMERO 2 - 2013

O periódico Cadernos de Naturologia e Terapias Complementares / Journal of Naturology and Complementary Therapies é uma publicação semestral cujo objetivo é divulgar artigos originais e inéditos sobre resultados de pesquisas, revisões, debates, resenhas, cartas, relatos de experiências e casos clínicos na área da Naturologia e disciplinas afins. Serão aceitos trabalhos de pesquisas pré-clínicas, clínicas, observacionais, qualitativas e de natureza mista.
Trata-se do primeiro periódico científico brasileiro na área de Naturologia e Terapias Complementares. Todos os manuscritos devem ser inéditos e serão submetidos aos critérios de avaliação previstos pela revista. As normas de publicação e trâmites para submissão e aprovação dos textos são encontradas na página do periódico http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/CNTC.
A data limite para o recebimento dos originais é 28 de fevereiro do corrente ano.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Poeminha de domingo

"Gaúcho que é gaúcho não deixa sua mulher mostrar a bunda para ninguém. Nem em baile de carnaval. Gaúcho que é gaúcho não mostra a sua bunda para ninguém. Só no vestiário, para outros homens, e, assim mesmo, se olhar por mais de trinta segundos sai briga."

Luís Fernando Veríssimo

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Libros en red

Alguns anos atrás, em Madrid/Espanha, colaborei na escrita de um livro sobre nutrição esportiva "Nutrición para el alto rendimiento", do dr. Norberto Palavecino (Argentina).
O livro está na página  www.librosenred.com  para os entusiastas da área, ou mesmo, para os que buscam outros títulos, este side pode ajudar.

boas leituras

UFC e a igualdade de condições

Não sabia que no UFC (pancadaria) o uso de "remédios" considerados anabolizantes, com "prescrição médica" podem ser utilizados. As "autoridades" do UFC, alegam que é mais justo competir com igualdades de condições. Vejam o exemplo; o Vítor Belfort faz uso da reposição da testosterona (TRT), para ter "igualdade de condições." Se é prescrito repor testosterona, então ele deve sofrer de alguns probleminhas: idade (?), depressão (com certeza), baixa resistência (?) ou ????? hipogonadismo (só a mulher dele vai responder). Então, tá, agora entendi, por isso que é chamado de "Vale Tudo." 

"Ele está chegando"


O novo site está chegando, aguarde, mais interativo, mais bonito, mais informativo.

Surfista cego


O surfista da foto acima é Waldemir Pereira Corrêa, nasceu com glaucoma (aumento da pressão intra-ocular) e por erros médicos, depois de uma cirurgia, ficou cego aos 24 anos. Além de estudar e se formar em Educação Física, agora é considerado o primeiro surfista cego do Brasil. Seu aprendizado no surfe aconteceu em Escola Pública nas praias de Santos. Alguma novidade para você? 



Novos caminhos

Pedalando e descobrindo novos caminhos

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

"Colegas"

Uma amiga do blog envia um trailler de um filme "Colegas".
Você sabe o que são amigos (colegas)? Em geral, os amigos querem algo a mais...aproveitar à vida. Por isso que a amizade é para sempre, não há cobranças, sejam eles quem forem.
Assista



http://www.youtube.com/watch?v=Kf07YeqMOtg

Assim enxergamos

Você sabia que sofremos de aberração cromática? Como assim? Vamos aos fatos. Nos seres humanos, a luz verde e a luz amarela são focalizadas no centro da fóvea, (a área da retina em que melhor enxergamos), mas a luz azul (logo o azul) chega até a fóvea e a retina em um tom desbotado - isso mesmo, desbotado - O que faz então o olho? resolve a aberração cromática organizando as cores em círculos concêntricos. É que os cones (células fotorreceptoras) azuis não se encontram na fóvea, estão espalhados entre os bastonetes (fotorreceptores para a visão monocromática) que preenchem o restante da retina. Alguma consequência com isso? Não, nada, apenas para informar que, não somos tão perfeitos assim.

Revista Científica


Repassando...

Temos a satisfação de anunciar que está disponível a primeira edição do volume 6 da Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, periódico eletrônico do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária - INPEAU, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, avaliado pela CAPES como QUALIS B3, na área de Administração, Ciências Contábeis e Interdisciplinar.
Nesse sentido, convidamo-lhes a submeter artigos em nossa Revista, acessando www.gual.ufsc.br, e observando as Diretrizes para Autores.
Grato por sua atenção,
Prof. Dr. Pedro Antônio de Melo
Editor-Chefe
Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Alzheimer

Essa doença neurodegenerativa atinge só no Brasil mais de 1 milhão de idosos e, sabe-se há muito tempo que a patologia está relacionada com a presença de placas de proteína beta-amilóide no cérebro. As últimas pesquisas das Universidades da Suíça e da Califórnia, apresentam mais um dado relevante. "Elas sugerem que a doença pode ser causada por alterações dessas proteínas (beta-amilóide)." A estrutura de uma proteína, como a bioquímica explica, - a maneira como as suas cadeias de aminoácidos se desdobram - determinam a sua função. Pois bem, a hipótese do estudo é de que as moléculas modificadas - por se desdobrarem incorretamente - "contaminam" células neurais saudáveis e, consequentemente, o avanço da patologia.
A questão principal agora é saber por que as cadeias de aminoácidos se desdobram incorretamente, e também, como evitar a propagação dessa falha. Será que apenas exercitando o cérebro a "falha" pode diminuir? 

Funeral de uma pessoa viva


Era um dia triste em Lianjiang, na província de Guangdong na China
Peng Xiuhua, uma velhinha de 101 aninhos, havia finalmente cruzado a linha entre a vida e a morte. Um pouco antes de ter o caixão fechado para ser despachada ao seu destino final, Xiuhua ficou de pé, e não era milagre, a mulher não estava morta coisa nenhuma. 
Segundo o tabloide “Metro News”, o despertar da senhora causou tumulto no funeral. Todos ficaram espantados quando a velhota levantou e falou para todo mundo que estava presente prestando a última homenagem para seu corpo: “Sou uma mulher de sorte”, disse. (UOL)

IX SIMPOED


REPASSANDO...

 IX SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente, um evento que o Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS da Universidade Federal de Ouro Preto- UFOP realiza anualmente. Este ano, em sua 10ª edição, será realizado em parceria com o PPGE/UFOP e o Centro de Investigación  en Políticas Educacionais - Vendímia  da Colômbia.
Convidamos todos a acessar nosso link 
http://www.simpoed.ufop.br/2013/ a fim de conhecerem as informações do evento os convidados já confirmados, a programação prévia, bem como a forma de inscrição e pagamento. 

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Acne vulgar



No livro que estou traduzindo, apareceu o termo Acne Vulgar, achei que o "vulgar" fosse uma expressão qualquer mas, na dúvida, corri ao oráculo (google). Eis o que às "fumaças" me informaram: é uma doença dermatológica, associada à produção dos hormônios sexuais masculinos. Assim, mais secreção gordurosa é secretada e por isso aparecem "cravos pretos" ou "cravos brancos." O acúmulo dessa substância retida pela obstrução dos folículos pilosos favorece a infecção por bactérias. Mas não é contagiosa. 



Terapia genética

Substituir um gene defeituoso por outro saudável, essa é a terapia do futuro. A idéia original centra-se na mudança de DNA. Os remédios dessa terapia já estão sendo comercializados para as pessoas com deficiência da enzima lipoproteína lipase, necessária à decomposição das gorduras. A doença é conhecida pela sigla LPLD. Nessa doença, os genes sofrem mais de 100 tipos de mutações e por isso que os pacientes são obrigados a seguir uma dieta com baixíssimo teor de gordura e carboidratos. Caso contrário, podem sofrer de crises de pancreatite, diabetes e doenças cardiovasculares.
Funciona assim: o gene modificado, ou o remédio (Glybera) penetra no interior da célula, levada por um "vírus",  até alcançar o DNA, depois encontra o cromossomo 8, onde está o gene defeituoso. Com isso, as células começam a produzir a enzima essencial.

Anjos que protegem os ciclistas

Na foto: os anjos que protegem os ciclistas

Tiririca

"Quero voltar a ser palhaço."

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Câncer

A União Internacional de Combate ao Câncer (UICC), estabeleceu o dia 04 de fevereiro, como o dia Internacional de Combate ao Câncer. A idéia é para chamar atenção da população porque o número de casos vem crescendo. Estima-se que mais de 11 milhões de casos podem ocorrer até 2030. A prevenção continua sendo o melhor remédio, assim evitamos de provocar as possíveis falhas genéticas.  

A domesticação do animal humano

(...) Prometeu desafiou a interdição divina e furtou de Zeus a arte do fogo e a luz do saber técnico para o benefício da humanidade. Como punição da ousadia, ele foi acorrentado a um rochedo de modo a ter o fígado devorado por um abutre todas a manhãs. O destino de Tântalo, o rei da Lídia, foi análogo. Recebido certa feita pelos deuses para um banquete no Olimpo, ele contrabandeou o néctar e a ambrosia da mesa divina para entregá-los ao deleite dos mortais. A retribuição pelo ato veio a caráter: Tântalo se viu condenado ao suplício perpétuo ("tantalizante") de padecer de sede e de fome tendo sempre à vista, mas nunca ao alcance, toda água e alimento de que carecia. Tormento redobrado. A felicidade bem diante dos olhos sequiosos, quase ao alcance da boca e das mãos, mas para sempre fugidia e intangível. Eternamente inalcançável. (...)

Felicidade (livro)
Eduardo Giannetti

...alguma semelhança com os dia de hoje?

Robert Boyle

O pai da química moderna e grande adepto da filosofia baconiana, escreveu:
"As bestas", afirmou, "habitam e desfrutam o mundo; o homem, se quiser mais, tem de estudar e se espiritualizar." 

Guia de enfermidades neuromusculares



 
Federação ASEM. Mapa de recursos sanitárias para a atenção das doenças neuromusculares. Madrid, Real Patronato sobre Deficiências, 2012, 178 pgs.
Mais informações: Real Patronato/Es

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Poeminha de domingo


A un olmo viejo
Al olmo viejo, hendido por el rayo
y en su mitad podrido,
con las lluvias de abril y el sol de mayo
algunas hojas verdes le han salido.
¡El olmo centenario en la colina
que lame el Duero! Un musgo amarillento
le mancha la corteza blanquecina
al tronco carcomido y polvoriento.
No será, cual los álamos cantores
que guardan el camino y la ribera,
habitado de pardos ruiseñores.
Ejército de hormigas en hilera
va trepando por él, y en sus entrañas
urden sus telas grises las arañas.
Antes que te derribe, olmo del Duero,
con su hacha el leñador, y el carpintero
te convierta en melena de campana,
lanza de carro o yugo de carreta;
antes que rojo en el hogar, mañana,
ardas, de alguna mísera caseta,
al borde de un camino;
antes que te descuaje un torbellino
y tronche el soplo de las sierras blancas;
antes que el río hasta la mar te empuje
por valles y barrancas,
olmo, quiero anotar en mi cartera
la gracia de tu rama verdecida.
Mi corazón espera
también, hacia la luz y hacia la vida,
otro milagro de la primavera.
Antonio Machado Ruiz (1875-1939)
Espanha

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Tragédias, educação e Brasil

Falou-se muito nessa semana sobre a tragédia de Santa Maria/RS e esquecemos de outras tragédias que acontecem todos os dias e fingimos que não é com a gente: Renan Calheiros presidente do senado, policial que não sabe atirar, salva vidas que não sabem nadar, médicos que não vão ao plantão, professor com licença médica sem estar doente, legisladores que não legislam, cuidadores que não cuidam, motoristas embriagados, contas de restaurantes, bares, telefônicas...alteradas, casais amargurados que sufocam os filhos, prefeitos corruptos, idoso sem ajuda. O que esperar desse Brasil sem educação para mudar essa tragédia que vivemos diariamente e que sempre achamos que não é com a gente?

Remar

Remando sem motivos, apenas remando.

Walmor Chagas e eu

Walmor Chagas dizia na juventude que morreria antes dos 35 anos e, quando fez 36 comemorou a prorrogação. O mesmo aconteceu comigo, sempre achei que não passaria dos 35 anos mas, diferente dele, nunca comemorei a data, e sim, a cada dia. Me explico; jovem de 19 anos, ainda com esperanças no esporte e acadêmico de Educação Física, fui convidado a dar aulas de judô para cegos. Pois bem, essa experiência me mostrou que as comemorações precisam ser diárias. Não todos, mas a maioria dos cegos de nascença, jovens e adultos, acreditam que a vida não merece muitas explicações, apenas comemorações. "Se não posso ver, posso escutar, se tenho dificuldades de perceber algo, tenho paciência para aprender." Essa convivência (que ainda compartilho com eles), me ensinou que devo aprender e aproveitar cada dia, mesmo que não seja do meu jeito, mas que possa ser como as "coisas"se apresentam para mim, naquele momento. 

Universidade Estadual do Rio de Janeiro informa


 "VII seminário internacional Redes Educativas e as tecnologias: transformações e subversões na atualidade" já se encontra ativo. 

O endereço da HP é: www.seminarioredes.com.br

O evento acontecerá na UERJ, entre 3 e 6 de junho. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 21 de janeiro.