sexta-feira, 29 de junho de 2012

Mal de Alzheimer e "janelas de significação."

A revista Piauí deste mês, traz uma matéria "O cérebro do meu pai" de Jonathan Franzen, este autor escreve o que todas  pessoas passam quando alguém da família adoece com o Mal de Alzheimer.

(...) Para David Shenk (The Forgeting: Alzheimer's Prortraid of an Epidemic) a mais importante das "janelas de significação" proporcionadas pelo Mal de Alzheimer é o parcelamento da morte. Shenk equipara a doença a um prisma que refrata a morte num espectro de partes que, de outra maneira, seriam inseparáveis - morte da autonomia, morte da memória, morte da autoconsciência, morte da personalidade, morte do corpo - e endossa um dos tropos mais comuns do Mal de Alzheimer: o de que a tristeza e horror típicos da doença derivam da perda da individualidade, o que ocorre bem antes da morte do corpo. 

Escola que transforma


Amusias

Amusias são déficits seletivos de habilidades musicais e que podem ser classificadas em expressivas e receptivas. Também podem ser de dois tipos: adquirida ou congênita (surdez-tonal). Foi descrita pela primeira vez em 1878 por Grant-Allen.
Um exemplo claro de amusia congênita: indivíduos que não desenvolvem habilidades musicais básicas, como: dificuldades em reconhecer e diferenciar sons familiares, em diferenciar uma melodia da outra, em executar padrões rítmicos. 

Inteligência de crianças surdas

Que a surdez traz inúmeros problemas no desenvolvimento cognitivo das crianças isso tudo mundo sabe, a dúvida é; quais são estes atrasos e como evitar um prejuízo maior. O que os professores da Escola Inclusiva podem fazer? Mayberry, 2002,  sugere que os efeitos da surdez são: transtornos no desenvolvimento da leitura e da linguagem, nas habilidades visoespaciais e de memória e no desempenho em testes de inteligência. Por outro lado, BRADEN, 1992, confere outras respostas das pessoas surdas com a inteligência; elas (surdos) apresentam o mesmo escore de distribuição de inteligência em relação a pessoas ouvintes quando testes consideram as habilidades linguísticas.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Discalculia ou Transtorno Específico da Habilidades Matemáticas

Você não gosta de matemática? Tem dificuldades nesta área? Pois bem, isso é normal, não se assuste, nossas escolas ainda não conseguiram relacionar o tema com os assuntos diários que poderiam atrair a atenção de muitos. Não gostamos muito porque a matemática é uma função muito complexa. Diferente disso, quando o problema é mais sério, e que pode atingir até 1% das crianças em idade escolar, chamamos este transtorno de discalculia. Esses sintomas aparecem muito cedo, na fase pré-escolar: a criança não compreende os termos; igual, diferente, maior, menor, grande, pequeno e outros.
Um dado mais científico: Johnson e Myklebust, afirmam que a criança com discalculia é incapaz de:
- visualizar conjunto de objetos dentro de um conjunto maior;
- conservar a quantidade. Por exemplo, não compreendem que 1 quilo é igual a quatro pacotes de 250 gramas;
- montar operações
etc..

Você sofre desse transtorno?

Hans Asperger

                      Asperger chamava seus pacientes de "pequenos professores" pelo fato de muitos deles se interessarem por assuntos acadêmicos.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

"Aspies"

"Também conhecido como Síndrome de Asperger, é a Síndrome conhecida como "autismo de alta funcionalidade," devido as similaridades de comportamento.  Define-se a síndrome como um "modelo cognitivo diferente, que compreende tendência à sistematização e dificuldade de estabelecer relações empáticas com os outros." Foi descrito pela primeira vez em 1944 pelo pediatra austríaco Hans Asperger, com algumas evidências: dificuldades de interação social, movimentos repetitivos (espereotipias), diferentemente do autismo, não apresentam problemas de linguagem, inclusive apresentam inteligência superior à média. 

Algo em comum

Você sabe o que Albert Einsten, Ludwig Wittgenstein e Vincent Van Gogh tinham em comum? Começaram a falar depois dos três anos.
Sem comentários!

Gripe A

Escuto diariamente o aumento do número de pessoas infectadas com este vírus (A/H1N1). Alguns infectados não conseguem o tratamento adequado e morrem precocemente. Lembram-se dos elevados números de casos do ano passado? Esta mutação do material genético de cepas de gripe humana, aviária e suína era impensável há poucos anos atrás (será?), porque atingiu os seres humanos. Hoje este vírus é notícia no mundo todo e mesmo assim, só tomamos cuidados quando temos pessoas conhecidas infectadas com a gripe A. Os sintomas são bem conhecidos: febre, tosse, diarréia, dores de cabeça e nas articulações.
Tamiflu é o remédio mais indicado e, estão dizendo que já está faltando nos postos de saúde do Brasil.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Real Patronato

Se você é da área de Educação Especial ou se é um curioso sobre o tema, não pode deixar de acessar este site. O Real Patronato é um Centro Espanhol de Documentos sobre deficientes. Ali você encontra todos os temas sobre os "Discapacitados." Se preferir, também pode baixar alguns livros e textos sobre o tema desejado. O melhor  "Grátis."

anote: http://www.cedd.net/   



Uma boa idéia

Você tem medo de monstros? Quer discutir sobre isso de uma forma divertida?
Então anote aí:  "Fome de monstro". Ed Vere, Companhia das Letrinhas, 2012.
Não é só para crianças, não, os adultos também precisam desta "terapia."

Movimento dos olhos dos autistas

Resultado de uma pesquisa divulgada na Proceedings of the National Academy of Sciences.

"Quanto mais piscamos os olhos, menos estamos concentrados em um estímulo visual. É o que mostram vários estudos que monitoram os movimentos oculares. Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Emory, na Geórgia, analisaram a frequência com que crianças autistas piscavam diante de diferentes imagens para tentar identificar seu grau de envolvimento com o ambiente ao redor e determinar se a movimentação ocular pode ser  usada para o diagnóstico de graus mais leves de transtorno.
O pediatra Warren Jones observou o comportamento de crianças entre 1 e 3 anos enquanto assistiam a vídeos. Segundo ele, as autistas piscaram mais diante de cenas que mostravam emoções humanas e mantiveram o olho fixo quando eram exibidos objetos que mudavam de lugar ou se moviam de forma repetitiva. Desde bebês buscamos pistas de emoções em rostos, e é natural que as crianças acompanhem uma narrativa como se esperassem um resultado para o conflito em cena. Com as autistas isso não acontece. O desinteresse é comprovado pelas piscadelas constantes, o que sugere que não seguiam a linha emocional da história."  

(da Revista Mente e Cérebro deste mês) 

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Doença de Crohn

Pouco conhecida mas uma doença que afeta milhares de pessoas no Brasil. A doença de Crohn caracteriza-se por uma inflamação séria no trato gastrointestinal. O intestino grosso e a parte baixa do intestino delgado são as áreas mais comprometidas. Também pode ser confundida como uma colite ulcerativa. Foi identificada pela primeira vez em 1932 pelo médico Burril Crohn mas, sem este diagnóstico atual de inflamação. Aparece em geral na segunda e terceira década de vida e, os sintomas são: diarréia frequente após as refeições, dores abdominais, perda de apetite, perde de peso e febre. Acomete principalmente  as defesas do organismo. Pelo fato das diarréias serem frequentes, os pacientes desta doença não se alimentam adequadamente,  piorando assim, o ciclo da doença.

Ilusão de ótica

Você conhece esta imagem?
Foi criada pelo cartunista W.E. Hill, em 1915. Uma garota de perfil olhando para longe, consegue ver? E a outra é o rosto de uma senhora, olhando para baixo; consegue acompanhar? Por isso mesmo que este tipo de imagem é considerado como ilusão de ótica - tem alguns que só veem a mulher jovem, outros só a senhora, alguns não veem nada e outros veem as duas figuras. Enganam momentaneamente o cérebo, ou seja, ocupam espaços que se não prestarmos atenção não conseguimos enxergar nada. As ilusões podem ser fisiológicas quando surgem naturalmente ou cognitivas quando se cria ilusões visuais.
Uma diaca para quem está perdido: o olho da senhora e a orelha da moça.

domingo, 24 de junho de 2012

Poeminha de domingo

Soneto da separação         (Vinícius de Moraes)

De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das mãos unidas fez-se a espuma
E da mãos espalmadas fez-se o espanto.
De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama

De repente não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente

Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Princípios de Orientação e Mobilidade - OM

Respondendo aos amigos do blog:

Os treinamentos de OM deveriam começam muito cedo, quando os pais de crianças cegas tomam consciência dessa importância, isso já se configura como o início do processo de reabilitação. Se a criança se movimenta sozinha pela casa, faz as suas tarefas cotidianas sem precisar de ajuda, configura-se assim, o começo dos trabalhos de OM.
Recomendo - no meu livro "Deficiência Visual na Escola Inclusiva" escrevo sobre este tema - que antes de iniciar com o trabalho de bengala, os professores insistam com as crianças e jovens com Deficiência Visual, a área psicomotora. Por ex: coordenação motora, imagem corporal, equilíbrio, organização espacial etc... É fundamental esta base antes de "pegar" numa bengala. Nesse momento as crianças cegas podem treinar com crianças que enxergam (atividades cooperativas) ou mesmo, individualmente (terapia psicomotora ou reeducação psicomotora). Antes de iniciar o planejamento de OM, deve-se fazer uma Anamnese com o aluno (cliente) e os pais do mesmo. Conhecê-lo (a) e testar as condutas psicomotoras para saber o que orientar (este assunto é o tema do meu próximo livro que será editado até o final deste ano). O próprio andamento das atividades é que pode orientar os "ajustes do planejamento." Enfim, orientar crianças cegas em OM não é fácil, mantê-las motivadas e seguras é o mais difícil.

Obs: para quem se interessar por este tema, posso enviar os trabalhos que escrevo: escrevam diretamente para o meu e-mail:   cfmosquera@gmail.com

Mergulho terapêutico

Mergulho com leões marinhos na ilha de Galápagos

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Escolas, TDAH e cérebro.

Vire e mexe, a conversa nas escolas sempre acaba no tema da hiperatividade dos alunos. São ou não são hiperativos? Independente do diagnóstico, sabemos (hun?) que a falta de espaço e as aulas "engessadas" induzem a um comportamento hiperativo. Mas a ciência ainda tenta explicar o transtorno da hiperatividade. Repito, "tenta," porque ainda a "coisa" está mal explicada. Em 1970, C. Kornetsky formulou a hipótese de que a falta de catecolaminas (neurotransmisores) no cérebro de algumas crianças, poderia ser a explicação da TDA (na época a sigla era essa). A primeira observação - desde aquela época já se falava em Déficit de Atenção? Continuando, Kornetsky acreditava que, a baixa produção de noradrenalina e dopamina seria uma das causas do Transtorno. Nesta mesma época, a Ritalina, foi um dos precursores para o tratamento do TDA.  Atualmente esta teoria ainda é respeitada, com a introdução da serotonina (outro neurotransmissor) como co-responsável da "agitação." É bom, antes de terminar este breve comentário que, depois de vários estudos científicos, constatou-se que 70% dos casos atendidos com Ritalina, eram desnecessários o uso do remédio.  

Aristóteles (384-322 a C.)

"Qualquer um pode zangar-se - isso é fácil. Mas irritar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa, não é."

Comitê Paralímpico Brasileiro - CPB

O CPB divulgou ontem a lista dos 182 atletas paralímpicos (115 homens e 67 mulheres) que vão representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Londres. Desses, 12 são paranaenses. Os Jogos serão disputados de 29 de agosto a 09 de setembro.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Mestrado a distância 2

Recebi inúmeros e-mails sobre a postagem "Mestrado a distância" e como não consigo responder todos os que me procuraram, vou tentar responder por aqui mesmo.

Primeiro, apenas repassei uma informação que recebi de um grupo de pesquisa, mesmo assim, creio que possa opinar sobre o tema. De tanto responder estas questões e de também precisar revalidar o meu título de doutor aqui no Brasil (USP), conheço os "meandros" desta questão.
Não importa a Universidade que se cursa o mestrado ou o doutorado, o mais importante é o programa do curso. Certifiquem-se de que há um curso no Brasil que tem um programa semelhante (pelo menos em créditos) ao que estão pensando em fazer. Esse é o primeiro passo. Depois, estude e escreva uma boa dissertação ou tese é isso que vai ser analisado. Seu curriculo é uma ferramenta importante na hora das revalidações, os estudantes do stricto-sensu devem produzir artigos científicos em revistas reconhecidas pelo CAPES, por isso, se ainda não publicou, esse é o primeiro passo.
Acho que estas informações são suficientes para optar pelo curso a distância, presencial ou sanduíche.
Preço (se for estadual ou federal, melhor), local, datas e horários, orientadores e acima de tudo, disponibilidade, são outros fatores importantes na hora de decidir.

suerte

Homem sem pernas sobe o Kilimanjaro usando as mãos

Notícia do site UOL de hoje: Um americano sem pernas atingiu o cume do Monte Kilimanjaro, a monha mais alta da África, caminhando com as mãos para chegar até o topo. Spencer West perdeu as pernas qunado tinha cinco anos, devido a uma doença genética.
Com a empreitada, ele arrecadou mais de meio milhão de dólares para serviços de caridade. O Kilimanjaro tem quase 6.000 metros de altura e é a quarta montanha mais alta do mundo.
Spencer cumpriu parte do trajeto em cadeiras de roda e parte caminhando. Antes da subida, ele trabalhou com um personal trainer durante um ano para fortalecer os músculos dos braços. Ele precisou de seis dias para subir a montanha e dois apra descer. Ele contou com a ajuda de seus dois melhores amigos.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Teatro, sons e tato

Taí uma boa idéia! Por que repetimos sempre a mesma coisa, inclusive na arte.

Derivada do grego theomai - que significa olhar com atenção, contemplar - a palavra teatro evoca principalmente o sentido da visão. Para não fazer o mesmo, o dramaturgo Francês Valére Novarina, apresenta o espetáculo "Teatro dos ouvidos." Como? Simples! caminhar por labirintos de tecido, enquanto ouve o texto falado. A idéia do autor é levar o espectador a refletir sobre as ilusões da visão e como nos apoiamos nesse sentido para perceber o mundo.

Onde: Galeria do Centro Cultural Municipal Parque das Ruinas, 169, Rio de Janeiro
inf: 21- 2224-3922

Marilyn ou Einstein

Logo abaixo, você verá uma imagem, (uma seguidora do blog me enviou) e com isso, poderá perceber como estas se modificam, de acordo com a distância que a observamos.
A ilusão criada por Aude Oliva e Philippe G. Schyns, do Massachusetts Intitute of Technology, é um exemplo de como a percepção de imagens híbridas variam.
Se você quiser conhecer outras imagens assim, acesse:  http://cvcl.mit.edu/hybrid_gallery.gtml

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Mestrado a distância

Como recebi:


 Estimados colegas de HISTEDUCAL:
>
> Está abierto el plazo de preinscripción para el Master Universitario MEMORIA
> Y CRÍTICA DE LA EDUCACIÓN, que se imparte conjuntamente por la Universidad
> de Alcalá y la Universidad Nacional de Educación a Distancia
> (UNED) en Madrid. Es el segundo año de impartición de esta Master, que ha
> contado durante el curso 2011-2012 con estudiantes de España, Argentina,
> Uruguay, México, República Dominicana y China. En el Master participan
> profesores de Historia de la Educación, Teoría de la Educación, Antropología
> e Historia de la Cultura Escrita de la UNED, la Universidad de Alcalá y la
> Universidad Complutense de Madrid.
>
> El plazo de preinscripción se extiende desde el 4 de junio hasta el 4 de
> julio, a través de la página web de la Universidad de Alcalá:
https://portal.uah.es/portal/page/portal/posgrado/masteres_universitarios/pr
> einscripcion_admision.
> Habrá un segundo plazo de preinscripción entre el 20 de agosto yel 4 de
> septiembre.
>
> El primer semestre del Master, que se extiende de octubre de 2012 a enero de
> 2013, se cursa por la modalidad a distancia, a través de la plataforma
> virtual de la UNED. El segundo semestre consiste en un periodo de enseñanza
> presencial obligatoria de 8 semanas de duración (meses de febrero y marzo de
> 2013), que se lleva a cabo en la Universidad de Alcalá. El Master finaliza
> en el mes de septiembre de
> 2013 con la presentación de un Trabajo de Fin de Master.
>
> Este Máster hace una oferta interdisciplinar que incluye la Teoría de la
> Educación, la Historia de la Cultura Escolar y otras áreas como la
> Antropología Cultural, la Historia de la Cultura Escrita, la Política
> Educativa o la Lingüística, con el fin de aportar una mirada compleja que
> permita entender mejor los procesos de “memoria”, “identidad” y “crítica” de
> la educación. El Máster va dirigido específicamente hacia los siguientes
> estudiantes potenciales:
>
> - Pedagogos, psicólogos, educadores, historiadores, antropólogos y cualquier
> otro profesional que quiera estudiar los conceptos de “memoria” e
> “identidad” desde la perspectiva crítica que ofrece la reflexión y la
> reconstrucción de la cultura escolar.
> - Profesores de enseñanza primaria y secundaria interesados en conocer,
> estudiar y preservar el patrimonio histórico de sus centros.
> - Profesionales interesados en analizar los materiales, elementos, símbolos
> y representaciones que configuran el patrimonio histórico-educativo y los
> “lugares de la memoria” en el que se conservan.
> - Expertos en Biblioteconomía y Documentación interesados en conocer y
> estudiar específicamente documentos de carácter histórico-educativo.
> - Cualquier profesional de la educación, de la Documentación o de la
> Administración educativa, que esté implicado en la conservación,
> catalogación y formación de museos y bibliotecas virtuales sobre la memoria
> histórica de instituciones, políticas, tecnologías e ideologías de la
> educación.
> - Investigadores que quieran explorar el alcance real de las políticas
> educativas recurriendo a las nuevas claves interpretativas que nos ofrece la
> memoria histórica o que deseen conocer el papel de la cultura escolar en la
> formación de identidades colectivas, nacionales y transnacionales.
>
> En el documento adjunto se envía información más detallada sobre el Master.
> Un cordial saludo a todos Gabriela Ossenbach
>
>
> <*>Archivos adjuntos de Gabriela Ossenbach:
>
>
> <*> Archivo 1 de 1
http://es.groups.yahoo.com/group/histeducal/attachments/folder/258395118/ite
> m/list 

Teste de miopia


domingo, 17 de junho de 2012

Poeminha de domingo

Mario Quintana

"A  cor do invisível."

A gente sempre deve sair à rua como quem foge de casa,
Como se estivessem abertos diante de nós todos os caminhos do mundo.
Não importa que os compromissos, as obrigações, estejam ali...
Chegamos de muito longe, de alma aberta e o coração cantando!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Alunos com deficiência matriculados no ensino médio

A história sobre a inclusão de pessoas com deficiência na escola regular, pode ser resumida assim: entra governo, sai governo, todos alegam que não houve planejamentos anteriores para superar as dificuldades do projeto INCLUSÃO. Os que agora governam, afirmam que nos últimos anos houve uma crescimento de matrículas "como nunca neste país..." Alguns números para clarear a necessidade de novas políticas públicas: entre 2007 e 2011, no ensino médio, em escolas públicas e privadas houve um aumento de 13.306 mil alunos para 33.138 mil, ou seja, um crescimento de 150%, só para pessoas com deficiência. Muito bem, olhando só para o crescimento, podemos achar que as coisas vão bem. Certo? Não! Vamos aos outros números, agora para as matrículas no ensino fundamental; são 569 mil alunos com deficiência matriculados. Pergunta-se: por que a discrepância? O que acontece com a evasão escolar? Para onde estão indo estes alunos que não continuam na escola? Por que pararam? Certamente são os motivos que os professores mais reclamam: não há estruturas nas escolas, professores sem formação para esta área, baixos salários....

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Música e inclusão

                                              fonte: centauroalado.blogspot.com


Adaptações curriculares e formas de inclusão

Daltonismo

Você sabe quem foi John Dalton (1766-1844)? Ficou conhecido principalmente pelos estudos da "cegueira de cores." A história destas descobertas se tornam mais divulgadas depois desta passagem:

"nas primeiras horas de 15 de novembro de 1875, dois trens expressos colidiram em Lagerlunda, na Suécia. As autoridades ficaram atônitas. Como o maquinista do expresso que viajava em direção ao norte não tinha visto a luz vermelha acenada pelo chefe de estação de Bankeberg? O enigma inspirou o fisiologista Alarik Frithjof Holmgren a submeter os 266 funcionários da ferrovia Uppsala-Gavle a testes de visão. Treze dentre eles, incluindo um  chefe de estação e um engenheiro, tiveram dificuldades de diferenciar o vermelho do verde. No final daquele ano, testes de cores foram recomendados a todos os ferroviários da Suécia, e quatro anos depois, em 1879, o governo americano seguiu o exemplo, encarregando o doutor William Thomson de desenvolver um teste de daltonismo para todos os ferroviários e despachantes de mercadorias."

E as nossas escolas, no séc. XXI,  ainda não conseguem fazer essas triagens,

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Curiosidades sobre a visão

Lendo o livro "O Olho"(Simon Ings), descubro algumas preciosidades sobre o sensor humano mais bonito e complexo. Sabe-se há muito que a visão na água é muito ruim (imagine a visão de um mergulhador), diferente do que acontece com o povo que mergulha no arquipélago de Burman, no litoral ocidental da Tailândia. A luz que vem do ar é melhor refratada que a água (a explicação está na córnea), o cristalino (nosso lente ocular) não consegue focalizar bem a imagem quando estamos submersos. Pois bem, voltamos aos meninos de Burman, enquanto os pais pescam com arpões, as crianças passam os dias mergulhando em busca de mariscos e pepinos-do-mar. Depois de vários testes de visão, comprovou-se que, as crianças moken conseguem enxergar debaixo dágua, duas vezes mais detalhes que as européias.
Vamos mergulhar?

terça-feira, 12 de junho de 2012

III Seminário Nacional de Educação Inclusiva (III SNEI)


Divulgando:

INCLUSÃO E DIFERENÇAS: RESSIGNIFICANDO CONCEITOS E PRÁTICAS
Local: Universidade Federal de Roraima, no período de 8 a 10 de agosto de 2012

Mais informações:    http://www.ufrr.br/seminarioinclusao/





Anosognosia ou Somatoparafrenia

Aproveito o tema de hoje para responder a um seguidor do blog e alguns alunos da aula de Psicomotricidade, na qual falava (ainda bem que afirmei que conheço pouco as teorias de Freud) sobre às repressões. Assim mesmo arrisco a comentar sobre a Anosognosia - como foi me pedido, as referências para este tema são do livro "Fantasmas no Cérebro" de V.S. Ramachandran.

É uma síndrome incomum e pouco discutida na literatura, apesar de que já li sobre muitas delas, todas assumindo a "paternidade." Os pacientes desta síndrome afirmam que o membro superior esquerdo, que está paralisado, mexe-se e pode fazer muitas coisas, mas não conseguem perceber a realidade. De todas as explicações para isso, duas são as mais aceitas.

a) visão Freudiana= o paciente não quer simplesmente enfrentar a paralisia

b) visão neurológica = negação é uma consequência direta da síndrome de desatenção.

nesta visão a um dano à circunvolução do giro cingulado anterior, que pode também provocar um curioso estado chamado "Mutismo Acinético" - o paciente não tem vontade de fazer nada, fica na cama, embora pareça estar consciente do que o cerca.

Espero ter respondido.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Para esquecer o inverno

                                  Praia da Penha, SC.

"Mundo Singular"

Comentei recentemente neste espaço sobre o livro  "Mentes Inquietas"da psiquiatra e escritora Ana Beatriz Barbosa Silva, que trata do TDAH. Os meus "informantes" me avisam que a mesma autora acaba de lançar Mundo Singular, em parceria com o psiquiatra Leandro Thadeu Reveles e a psicóloga Mayra Bonifácio Gaiato, que trata sobre as crianças autistas. Da editora Fontanar (R$ 39,90).
 A autora aborda no livro - atenção, atenção, ainda não li mas, fontes seguras dizem que - que os "pais precisam entender que o espectro autista é diferente para cada criança e por isso é possível estimular a inteligência destas crianças."

Como a autora já é um best-seller, imagino que o livro seja bem recebido.

domingo, 10 de junho de 2012

Poeminha de domingo

Bem no fundo
Paulo Leminski

No fundo, no fundo,
bem lá no fundo,
a gente gostaria
de ver nossos problemas
resolvidos por decreto

a partir desta data,
aquela mágoa sem remédio
é considerada nula
e sobre ela - silêncio perpétuo

extinto por lei todo o remorso,
maldito seja quem olhar para trás,
lá pra trás não há nada,
e nada mais

mas problemas não se resolvem,
problemas tem família grande,
e aos domingos saem todos passear
o problema, sua senhora
e outros pequenos probleminhas.

p.s.   o poeta morreu dia 7 de junho de 1989

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Transtorno de ansiedade

O que os transtornos de ansiedade que apresento em seguida têm em comum? Apesar de nomes diferentes, todos "lutam" por um instinto de sobrevivência. Os especialistas confirmam, "o paciente que manifesta um deles em geral tem outro, às vezes todos." Como estamos no século da ansiedade, certamente você, meu raro (a) leitor (a) já sofreu com um deles, certo? Se aconteceu isso com você, não deixe que aconteça novamente, cuide-se! Os tratamentos em geral dependem muito do paciente, mas não há outra coisa a fazer, trate-se.

- Fobia específica ( é o medo de um estímulo ou de uma determinada situação, como dirigir, viajar de avião, entrar na água, aproximar-se de certos animais, etc.)
- Transtorno de pânico
- Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
- Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)
- Transtorno de ansiedade social (TAS) ou fobia social (medo de ser julgado pelos outros, especialmente em situações sociais como reuniões de trabalho, apresentações, festas, encontros amorosos, etc.)
- Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Apenas uma foto

                                           Trilhas em um Vulcão em Costa Rica.

Estudo liga tomografias na infância a risco de câncer

Matéria da Folha de S.Paulo de hoje:

Um estudo da Revista Médica "Lancet" realizou, pela primeira vez, uma medida direta da exposição à radiação por exames médicos na juventude e o aumento do risco de câncer. O trabalho analisou dados de cerca de 180 mil pessoas de até 22 anos submetidos a tomografias entre 1985 e 2002 e mediu a ocorrência de câncer no cérebro e leucemias anos depois.
(...) doses de radiação equivalentes a duas ou três tomografias de cabeça aumentam em até três vezes a incidência de câncer no cérebro em relação a quem recebeu doses mais baixas (...)
"Vivemos em uma sociedade que cultua a tecnologia. Os exames são ferramentas excelentes, mas devem ser usados na hora certa," completa Rubens Chojniak, diretor de diagnóstico por imagem do Hospital A.C. Camargo.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Síndrome de burnout

Atenção professores, executivos, médicos, lixeiros, atendentes da TIM e....
A síndrome de esgotamento profissional, ou burnout, desenvolve-se devagar, por um longo período. O pesquisador Herbert Freudenberger, pioneiro no estudo da doença, e sua colega Gail North dividiram o processo em 12 estágios, que podem se suceder, alternar-se ou ocorrer ao mesmo tempo:

1 - Necessidade de se afirmar
2 - Dedicação intensificada
3 - Descaso com as próprias necessidades
4 - Recalque de conflitos
5 - Reinterpretação dos valores
6 - Negação dos problemas
7 - Recolhimento
8 - Mudanças evidentes de comportamento
9 - Despersonalização
10- Vazio interior
11- Depressão
12 - Síndrome do esgotamento profissional = total colapso físico e psíquico. Alta incidência de pensamentos suicidas. É urgente recorrer a ajuda médica e psicológica.

fonte: Revista M. C. - Estresse e ansiedade. 

Idéias criativas


As idéias quase sempre se repetem (não é verdade?), de vez em quando encontramos algumas pérolas, são criações para qualquer gosto.
Veja o site.

http://occbbeoprofessor.wordpress.com/

terça-feira, 5 de junho de 2012

Tiozinho

Circula na internet:

O Brasil é o país em que técnico de futebol é chamado de "professor" e professor de "tio."

Dá-lhe Brasil.

TDAH

Para uma discussão de final de semestre na Faculdade, acabo de receber "Mentes Inquietas" TDAH, Desatenção, Hiperatividade e Impulsividade, Editora Fontanar, 2008, de Ana Beatriz Barbosa Silva.
Nem sempre começa assim uma discussão sobre um livro, mas para saber se pelo menos os alunos leram a primeira página:  vocês sabem que...são característicos do transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), popularmente conhecido como hiperatividade, classificado pela Associação de Psiquiatria Americana (APA).
A segunda pergunta, ou mesmo o caminho da discussão, pode ser; quais os três sintomas básicos: desatenção, impulsividade e hiperatividade física e mental. Costuma se manifestar ainda na infância e em cerca de 70% dos casos o transtorno continua na vida adulta.
Pode-se terminar a discussão do livro; quais as atividades mais indicadas para as crianças com TDAH, sem que precisem tomar ritalina?

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Cegos e museus

Meus sentimentos sobre a exploração da mídia com as pessoas com deficiência continua "crítico." Sobre a matéria abaixo, não acho que os cegos não tenham que frequentar museus, mas como a coisa é tão rara, vira notícia. Isso deveria ser um hábito, os currículos escolares deveriam contemplar este tipo de visita semanalmente. Como não sabemos quem são os cegos, achamos incrível um cego frequentar um museu. Vai chegar um dia que, entrar em um museu (pessoas cegas ou não) será uma "obra de arte."
Assistam à matéria.

http://g1.globo.com/videos/parana/paranatv-1edicao/t/edicoes/v/jovens-cegos-tem-contato-com-obras-de-arte/1977084/

domingo, 3 de junho de 2012

Poeminha de domingo

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo.
Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los
para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixam de ser pássaros.
Porque a essência dos pássaros é o voo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo.
Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer,
porque o voo nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado.
Só poder ser encorajado.

Rubem Alves

Guaíba, Porto Alegre

                                           Pôr do sol em Porto Alegre