quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Notícia boa

Recebo de uma leitora do blog:  Brasil terá centro de treinamento de cães-guia mantido pelo governo.

O Governo Federal, através do Instituto Federal Catarinense, no Campus de Camboriú, será o responsável para, a partir do segundo semestre de 2012, administrar e coordenar um Centro para treinar cães-guia.
Uma boa notícia principalmente para as pessoas cegas que estão na fila para conseguir um cão-guia.
Falta agora "treinar"a população em geral para conviver com esta nova realidade.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Votos de um ótimo 2012

Aos meus companheiros (as) de blog que com muita paciência estiveram me aguentando este ano, que tenham um 2012 repleto de coisas boas e que possamos continuar juntos neste próximo ano.

beijos para todos

Carlos Mosquera

Biografias

Em geral escrevo neste espaço sobre pessoas com deficiência ou assuntos da área, isso para justificar a referência abaixo, o câncer (a doença), talvez tenha sido um grande aliado para os resultados extraordinários de um dos maiores ciclistas de todos os tempos.

LANCE ARMSTRONG com Sally Jenkins. Muito mais do que um campeão. Minha jornada de volta à vida.
Editora Seoman, 2011

Uma biografia que colabora para que comecemos um excelente ano. 

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

"Sorria, você está sendo filmado."

(...) O que têm todas essas coisas a ver com características humanas como SORRIR? Tudo. Se meu raciocínio  concernente ao sorriso estiver correto, então, embora tenha evoluído por seleção natural, nem toda forma de sorriso é adaptativa para a sua atual demanda. Isto é, o sorriso toma a forma particular que assume, não por causa apenas da seleção natural, mas porque evoluiu exatamente do oposto - a careta de AMEAÇA!

do livro Fantasmas no cérebro - V.S. Ramachandran
p. 266

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Folha de São Paulo - 08 de dez. 2011

Neste espaço, quase sempre escrevo sobre deficiência visual e, por consequência, acabo também revisando assuntos sobre visão. Por isso, entender um pouco mais sobre os nossos ancestrais, melhora o nosso entendimento sobre a visão, então, segue o que os pesquisadores descobriram recentemente.

SUPERPREDADOR PRIMITIVO TINHA OLHO DE ALTA PRECISÃO. Ao menos 16 mil lentes formavam órgão no Anomalocaris, de 515 milhões de anos.

Fósseis recém-descobertos revelam que o primeiro superpredador da história da Terra contava com os olhos à frente de seu tempo para localizar presas no oceano.
(...) Se você pensou numa mosca, acertou: é o mesmo tipo de visão hoje empregada pelos insetos e por outros membros do grupo dos antrópodes, como os camarões (...)

PNE e Educação Especial

Participei das primeiras discussões aqui no Paraná, sobre o Plano Nacional de Educação 2011/2020, principalmente preocupado com a Educação Especial. Sempre achei que os recursos na educação são pífios e por isso mesmo, levantei e levanto a bandeira dos 10% do PIB para a educação. Na ocasião, o relator do projeto, que também é paranaense, ficou muito feliz em mediar um assunto tão importante para o nosso país. Vejo agora na imprensa que, como o governo "não pode chegar" nos 10% do PIB, ele (o relator) sugeriu 8,29%. Isso mesmo, 8,29%, não poderia ser 9%? Pois bem, acho que perdi meu tempo escutando o "nosso representante."   E assim continuamos, escutando.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Dia Internacional das Pessoas Com Deficiência


NAÇÕES UNIDAS
LEAD Technologies Inc. V1.01
DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Mensagem do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas por ocasião do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3/12/2011)
Tema: “Juntos por um Mundo Melhor: Incluindo Pessoas com Deficiência no Desenvolvimento”
Tradução: Romeu Kazumi Sassaki
Passaram-se 30 anos após as Nações Unidas comemorarem pela primeira vez o Ano Internacional das Pessoas com Deficiência, então focando o tema “Participação Plena e Igualdade”. Durante este lapso, foram alcançados notáveis avanços na tarefa de divulgar os direitos das pessoas com deficiência e fortalecer o marco normativo internacional para a realização destes direitos, desde o Programa de Ação Mundial para as Pessoas Deficientes (1982) até a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006).
Cada vez mais países se comprometem a proteger e promover os direitos das pessoas com deficiência. Não obstante, muitas tarefas permanecem pendentes. As pessoas com deficiência apresentam os índices mais altos de pobreza e de privações; e a probabilidade de que não tenham atendimento médico é duas vezes maior. Os índices de emprego das pessoas com deficiência em alguns países chegam a apenas um terço dos da população geral. Nos países em desenvolvimento, a diferença entre os índices de frequência à escola primária das crianças com deficiência e os de outras crianças se situa entre 10% e 60%.
Essa exclusão multidimensional representa um altíssimo custo, não apenas para as pessoas com deficiência, mas também para toda a sociedade. Este ano, a celebração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência nos relembra que o desenvolvimento só poderá ser duradouro se for equitativo, includente e acessível para todos. É, portanto, necessário que as pessoas com deficiência estejam incluídas em todas as etapas dos processos de desenvolvimento, desde o início até as etapas de supervisão e avaliação.
Corrigir as atitudes negativas, a falta de serviços e o precário acesso a eles, e superar outros obstáculos sociais, econômicos e culturais, redundarão em benefício de toda a sociedade.
Neste Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, faço um apelo aos governos, à sociedade civil e à comunidade internacional para que trabalhem em benefício das pessoas com deficiência e colaborem com elas, lado a lado, a fim de alcançarem o desenvolvimento includente, sustentável e equitativo em todo o mundo.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

António Damásio

(...) em suma, o "tema" dos neurônios é o corpo, e essa incessante referência ("aboutness", na linguagem da teoria da informação) ao corpo é a característica distintiva dos neurônios, dos circuitos neuronais e de cérebro. A meu ver, essa referência perpétua é a razão pela qual a VONTADE DE VIVER OCULTA NAS CÉLULAS DO NOSSO CORPO PÔDE UM DIA TRADUZIR-SE EM UMA VONTADE CONSCIENTE SURGIDA NA MENTE. As vontades ocultas, celulares, passaram a ser imitadas por circuitos cerebrais. Curiosamente, o fato de que o corpo é o tema dos neurônios e do cérebro também sugere o modo como o mundo externo poderia ser mapeado no cérebro e na mente. Para que o cérebro mapeie o mundo externo ao corpo, precisa da mediação deste. Quando o corpo interage com seu ambiente, OCORREM MUDANÇAS NOS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS, COMO NOS OLHOS, NOS OUVIDOS E NA PELE, O CÉREBRO MAPEIA ESSA MUDANÇAS, E ASSIM O MUNDO EXTERNO AO CORPO ADQUIRE INDIRETAMENTE ALGUMA FORMA DE REPRESENTAÇÃO DENTRO DO CÉREBRO. (...)

do livro E o cérebro criou o homem, editora Companhia da Letras, 2011, p. 57