quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Livros gratuitos



Editora da Unesp disponibiliza 120 livros acadêmicos para download gratuito 
Notícia disponibilizada no Portal www.cmconsultoria.com.br às 09:58 hs.
28/09/2011 - E-books são referentes a 23 áreas do conhecimento, de Artes a Direito

A rede de instituições de ensino superior ibero-americana Universia divulgou nesta terça-feira (27) um guia com 120 livros acadêmicos disponibilizados gratuitamente pela Editora Cultura Acadêmica, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

As obras estão divididas em 23 áreas do conhecimento e são voltadas para estudantes de graduação e pós-graduação que necessitam de material de apoio durante a pesquisa. Confira aqui a lista completa.
http://noticias.universia.com.br/destaque/especial/2011/09/27/871674/120-livros-academicos-download-gratuito.html
 
Os e-books estão segmentados para as seguintes áreas: Artes, Ciências Humanas e Sociais, Comunicação, Design, Direito, Economia, Educação, Estudos Literários, Filosofia, Geografia, História, Letras, Linguística, Literatura, Matemática, Música, Política, Psicologia, Sociologia e Tecnologia.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

DILMA LANÇA PLANO INÉDITO PARA DEFICIENTES

Investimento de governo pode chega a R$ 10 bilhões até  2014; programa dever ser apresentado nos próximos dias.

Ações previstas no pacote do governo federal:

EMPREGO E      >  Criar um banco nacional de profissionais, espécie de agencia virtual de empregos.
EDUCAÇÃO     > Reservar 5% de vagas nos cursos do Pronatec para pessoas com deficiência.
                            > Contratar e treinar professores e tradutores de Libras (Lingua Brasileira de Sinais)
                            > Adaptar cerca de 40 mil escolas ate 2014

ACESSIBILIDADE   > Implantar as chamadas -casas inclusivas - residencias especializadas para jovens   e adultos com deficiência.
                                   > Estimular a formação de cães-guias no país.
                                   > Garantir acessibilidade ao Minha Casa Minha Vida e distribuição de 25 mil kits de adaptação para moradias já construídas.

SAÚDE                   > Adaptar transporte para facilitar acesso aos hospitais públicos em todos os
                                    municípios maiores que 100 mil habitantes.
                                > Ampliar o acesso a próteses e órteses

fonte: Folha de São Paulo, 27/09/2011 - Cotidiano C3

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Os três mal amados

O amor comeu meu nome, minha identidade, meu retrato. O amor comeu minha certidão de idade, minha genealogia, meu endereço.
O amor comeu meus cartões de visita. O amor veio e comeu todos os papéis onde eu escrevera meu nome

(...) O amor comeu até os dias ainda não anunciados nas folhinhas. Comeu os minutos de adiantamento de meu relógio, os anos que as linhas de minha mão seguravam. Comeu o futuro grande atleta. O futuro grande poeta.
Comeu as futuras viagens em volta da terra, as futuras estantes em volta da sala.
O amor comeu minha paz e minha guerra. Meu dia e minha noite. Meu inverno e meu verão. Comeu meu silêncio, minha dor de cabeça, meu medo da morte.

João Cabral de Melo Neto

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Hoje é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Comemorar o quê? O Banco Mundial e a Organização Mundial da Saúde divulgaram recentemente o Relatório Mundial sobre Deficiência, informando quem são e quantos são, foi a primeira vez em 40 anos que esses dados foram divulgados. Volto a minha pergunta inicial, comemorar o quê? Os dados do relatório revelam que esse grupo já soma um bilhão de pessoas.

Comemorar o quê?

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Você sabia?

Aproveito com esta mensagem informa-los sobre o sistema visual e indicar uma ótima leitura sobre o assunto:  VISÃO X CÉREBRO.

(...) As mensagens dos globos oculares passam pelo nervo óptico e imediatamente se bifurcam ao logo de DUAS VIAS - uma filogeneticamente antiga, e uma  segunda, mais nova, que é mais desenvolvida nos primatas, inclusive humanos. Além disso, parece haver uma clara divisão de trabalho entre estes dois sistemas. "Acho que o diferencial de outras publicações está aqui, neste trecho."
A via mais antiga vai do olho diretamente para baixo, para uma estrutura chamada COLÍCULO SUPERIOR no tronco cerebral, e daí posteriormente para áreas corticais superiores, especialmente nos lobos parietais.
A via "mais nova," por outro lado, avança dos olhos para um aglomerado de células chamado NÚCLEO GENICULADO LATERAL, que é uma estação de retransmissão no trajeto para o córtex visual primário. Daí, a informação visual é transmitida às cerca de trinta áreas visuais para outros processamentos.

As funções destas VIAS, é na outra postagem.

Do livro FANTASMAS NO CÉREBRO de  V.S. Ramachandran, editora Record, 2010

Cubo de Necker

Esta imagem mostra as "contradições"das nossas interpretações visuais. O cubo pode ser visto de dois modos diferentes. A percepção pode mudar, mesmo quando a imagem na sua retina é constante.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Atividades Psicomotoras numa Escola Rural - Escola Municipal Tancredo Neves/Pr


Não esqueça


De 08 a 10 de novembro de 2011 a Universidade Estadual de Londrina sediará
o VI CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL e o
ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Os sócios da ABPEE terão desconto na inscrição do evento. Vale ressaltar
que tal desconto será garantido mediante a quitação da anuidade de 2011 e
confirmação pela tesouraria.

Segue o site do evento para inscrição

www.uel.br/eventos/congressomultidisciplinar

sábado, 10 de setembro de 2011

Cérebro de roedor usa região da visão para perceber tato

O título desta postagem é o título de uma matéria da Folha de São Paulo, de quinta-feira, 08 de setembro (em Curitiba, esta data também é feriado). Já havia lido este tema em outras publicações - regiões cerebrais assumem funções de outras segundo a necessidade - mas agora o trabalho científico foi publicado na Revista "PNAS" da Academia Nacional de Ciências do EUA. O mais interessante é que esta pesquisa foi feita no Brasil, chefiada pelo já conhecido professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Sidarta Ribeiro. Estas observações e não só essas "os ratos usam seus "bigodes" para enxergar no escuro" deu início há tempo o que hoje conhecemos como plasticidade cerebral. Transportando para os humanos: os cegos de nascença (principalmente eles) por não precisarem ativar o córtex visual (a área cerebral da visão) para enxergar, ativam o mesmo córtex quando usam o sentido do tato. Em outros estudos já publicados (não lembro agora o nome dos pesquisadores) estes achados também foram descritos (ativação do córtex visual quando se usa o tato) quando os cegos usavam a ponta dos dedos para ler em braille.

Este tema ainda gera muita discussão; de um lado os "localizacionistas"(cada área do cérebro cumprindo uma função) e do outro os "relativistas", que "enxergam" o cérebro generalista.

É uma discussão inacabável, quando o assunto é visão e cérebro.  

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Livro do Desassossego

"Tendo visto com que lucidez e coerência lógica certos loucos justificam, a si próprios e aos outros, as suas idéias delirantes, perdi para sempre a segura certeza da lucidez da minha lucidez."

Fernando Pessoa

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Doença de Parkinson e Parkinsonismo

"Em 1817 o dr. James Parkinson- médico Londrino - publicou seu célebre ESSAY ON THE SHAKING PALSY (Ensaio sobre a paralisia agitante), no qual descrevia, com profundidade e dissernimento jamais suplantados, a afecção comum, importante e singular que hoje conhecemos como doença de Parkinson.
Sintomas e características isoladas da doença de Parkinson - o particular tremor ou agitação e a típica aceleração ou festinação do andar e da fala - haviam sido descritos por médicos já na época de Galeno. Descrições pormenorizadas também existiam na literatura não médica - como na descrição da "Paralisia agitante"de Hobbes feita por Aubrey. Mas foi Parkinson quem primeiro  viu como um todo as características e aspectos da doença e que a apresentou como uma condição ou forma de comportamento humano."

Do livro Tempo de Despertar de Oliver Sacks