quinta-feira, 30 de junho de 2011

Proposições Interativas: Arte, Pesquisa e Ensino

Acabo de receber o livro - o título desta postagem - da amiga e pesquisadora Rosanny Moraes Teixeira, mais conhecida como Nanny. O capítulo que escreve é "Imagens e Linguagens não-verbais no ensino da arte. As organizadoras da obra são as professoras Neli K. Freitas e Sandra R. e Oliveira, editado pela Universidade do Estado de Santa Catarina, 2010.
Obrigado pela lembrança, prometo compartilhar os conhecimentos.

Doença de Stargardt

É uma distrofia macular juvenil, atinge a mácula que é a região da retina responsável pela melhor resolução visual. A doença é genética e, para se contrair esta doença os dois pais precisam possuir o gene. Os primeiros sintomas aparecem entre os 6 e 20 anos nas duas vistas, ou seja, a visão começa a diminuir. O exame de fundo de olho ainda é o diagnóstico usado para estes casos.
Os recursos ópticos são imprescindíveis para auxiliar o dia a dia das pessoas que apresentam esta doença. As pessoas que apresentam esta doença usam a visão periférica como recurso para se adaptar ao meio. Estima-se que 80% dos deficientes visuais usem um residual de visão e por isso mesmo, precisam de recursos adaptativos.

Deficiência e genialidade


O físico mais conhecido no mundo, Stephen Hawking, que mesmo com uma distrofia muscular, consegue  abalar as crenças de todos nós.  

terça-feira, 28 de junho de 2011

Um novo modelo de bengala para cegos

O site www.yankodesign.com  está divulgando o invento dos designers Messizon Li e Fan Yang (não confundir com o yin e o yang) sobre uma bengala "batizada"de E-TOUCH. Este instrumento de locomoção é movido também por um GPS, que armazena mapas e transmite os sinais via bluetooth, que são acessíveis por um fone de ouvido. Está sendo testado e espera-se que possa ser acessível para muitos. Oremos.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Me gustas

Me gustas cuando callas porque estás como ausente,
y me oyes desde lejos, y tu voz no me toca (...)
Mariposa de sueño, te pareces a mi alma,
y te pareces a la palabra melancolía.
Me gustas cuando callas y estás como distante.
Y estás como quejándote, mariposa en arrullo (...)
Eres como la noche, callada y constelada.
Tu silencio es de estrella, tan lejano y sencillo.
Me gustas cuando callas porque estás como ausente.
Distante y dolorosa como si hubieras muerto.
Una palabra entonces, una sonrisa bastan.
Y estoy alegre, alegre de que no sea cierto.

Pablo Neruda
www.webpersonal.net/esalac/megustas.htm

quarta-feira, 15 de junho de 2011

"Em terra de cegos."

Um conto clássico escrito no começo do século XX por H.G. Wells (1866-1946), usa a ficção para mostrar  onde as pessoas podem chegar.

(...)"a mais de trezentos milhas de Chimborazo, e a cem das neves do Cotopaxi, no território mais inóspito dos andes equatoriais, encontra-se um misterioso vale entre as montanhas, separado do resto,  a Terra dos Cegos."(...)

terça-feira, 14 de junho de 2011

Seminário sobre Educação Especial

II SEMINÁRIO IBÉRICO - PERCURSOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
08 E 09 DE JULHO DE 2011
PORTUGAL
INF: caminhopartilhado@gmail.com   ou   (351) 253-273706

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Dia nacional do teste do pezinho

Comemora-se no próximo dia 06 de junho o dia nacional do teste do pezinho. Um dia que a maioria da população não se lembra, mas sem este teste teríamos uma população deficiente muito superior do que hoje temos. Não deixe de fazer a sua parte, lembre-se que este teste é obrigatório. Avise quem precisa.
Outras informações sobre o teste do pezinho:   www.fepe.org.br

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Pessoa com deficiência e a Teoria de Bronfenbrenner

É muito comum encontrarmos profissionais na área da Educação Especial se lamentando pela mesmice nas teorias que justificam algumas ações na área. Tanto é verdade estas reclamações que, não se discute nada de novo em qualquer encontro que se promova. Basta acompanhar as discussões recentes do novo Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020) para constatarmos o desconhecimento do documento por parte dos mais interessados.
Pois bem, para quem sofre deste mal, faço as minhas colaborações: "Modelo Bioecológico de Bronfenbrenner."  Este modelo de desenvolvimento humano (não esqueça que a pessoa com deficiência também é "humana"), estuda os processos que ocorrem dentro de vários "microssistemas" em que a criança está inserida. Neste microssistema que é abordado por Bronfenbrenner, refere-se principalmente aos mais próximos desta criança, bem como ao ambiente em que vive. Também discute outros ambientes: mesossistema, exossistema, macrossistema e cronossistema.
Talvez esta teoria bioecológica possa ajudar a explicar o que fazemos em Escolas Inclusivas e Escolas Especiais.
Por isso, faça pesquisa buscando Bronfenbrenner ou Teoria Bioecológica.