domingo, 29 de maio de 2011

Para não esquecer

"Temos observado um silêncio muito parecido com a estupidez."

Do livro Veias Abertas da América Latina. Eduardo Galeano

terça-feira, 24 de maio de 2011

Treino de Orientação e Mobilidade

Desintegração da imagem do corpo

Pelo estudo da desintegração da imagem do corpo (a somatognosia) podemos verificar a extrema complexidade da representação e os diferentes níveis de integração do corpo. A edificação da imagem do corpo, feita a partir dos dados CINESTÉSICOS, VESTIBULARES, VISUAIS e SENSITIVOS, insere-se em toda a história vivida do indivíduo, processo pelo qual se observa a integração do corpo. "Convém estudar (??) o problema da desintegração da imagem corporal em dois campos: um experimental e outro patológico:

Dublineau apresenta a seguinte classificação:

-Anosognosia: desconhecimento do lado direito
-Desconhecimento de paralisias
-Inversão: dor à direita, impressão à esquerda.

> continuo na outra postagem.

PNE 2011-2020

O Governo Federal aguarda até o início de julho (segundo vozes do relator do Projeto, deputado Angelo Vanhoni/ PT- Pr) sugestôes e posições de diversos segmentos da sociedade (Universidades, Faculdades, intelectuais, especialistas...) para que o Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020 possa ser aprovado ainda este ano. Ano que vem o mesmo acontece com os Planos Estaduais e Municipais. Nunca se falou tanto em educação como nos últimos três anos, por isso é importante a opinião de todos, para que o projeto possa ser aprovado e a educação saia desta miséria que agora se encontra. Não fuja da sua obrigação, reuna os seus pares e faça a sua opinião chegar em Brasília, use o seu parlamentar para isso.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Gustavo Ioschpe

"Você sabe qual é o plano estratégico do Brasil? Quais são as nossas metas, aonde queremos chegar? Que tipo de país queremos ser no futuro?"(...) "Não queremos ser um país excludente, mas sim "um país de todos." "Queremos a perseverança - sou brasileiro e não desisto nunca -, apesar de não estar claro qual o objetivo da persistência."  (...) As questões se acumulam e eu, pessoalmente,  não conheço nenhuma liderança política ou intelectual que tenha esboçado um projeto completo de país para a geração de nossos filhos e netos. Pode ser que esse improviso dê certo. Pode ser que tropecemos no modelo ideal à medida que fizermos o caminho. Mas creio que estamos mais propensos a validar o antigo ditado chinês segundo o qual não há bons ventos para quem não sabe aonde quer chegar."

Revista Veja, 11 de maio de 2011

domingo, 15 de maio de 2011

Uso do soraban na Escola Inclusiva

O uso do soroban para cegos é de conhecimento de todos na Escola Regular. O meu projeto no Paraná é incentivar o soroban para todos os alunos da Escola Inclusiva (EI). O material acima é o projeto que venho divulgando em meu estado. Foi produzido com materiais reciclados, com um preço muito baixo, pode ser aprendido facilmente. O mesmo está acontecendo com o reglete e a bengala.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Drogas, Escola e erros

Tenho dito há muito tempo que um dos grandes problemas da nossa educação é a falta de um bom projeto. Isso, entre outras coisas, inclui uma "anamnese"dos alunos no começo do ano. Por que insisto nisso; aproveito a matéria da Folha de São Paulo do dia 03 de maio do corrente: "Droga para deficit de atenção tem uso excessivo, diz estudo." A matéria confirma uma pesquisa que, para muitos não é novidade. "Quase  75% das crianças e dos adolescentes brasileiros que tomam remédios para deficit de atenção não tiveram diagnóstico correto." Acrescento: isso também serve para outras patologias, síndromes, deficiências, distúrbios de aprendizagem e outros mais. O que falta para corrigir estes erros absurdos? Um projeto claro de educação, "perde-se" um tempo no início do ano com as "anamneses" mas ganha-se em resultados no decorrer do ano.

É isso. 

INCLUSÃO


Folha de São Paulo, 04 de maio de 2011

"SENADORES APROVAM LEI QUE AUMENTA A JORNADA ESCOLAR"

Carga passa de 800 para 960 horas ao ano no ensino fundamental e no médio. Outro projeto amplia a frequência exigida para aprovação; ambos têm de passar agora pela Câmara e Presidência.