terça-feira, 30 de novembro de 2010

Células tronco

Tropa de Elite 3

Pelo tamanho do sucesso que o Tropa de Elite 2 fez, não tenham dúvidas que em breve aparece o 3. Coincidência ou não as invasões da favela do Alemão e Cruzeiro no rio de Janeiro, mostram como somos aficcionados por uma "maldade." Deixo para os estudiosos da área esta análise, me preocupa apenas a "nossa desilusão" para as outras notícias neste momento. As Assembléias (não é a de Deus) e as Casas dos vereadores se divertem nestas horas, basta dar uma olhadinha para constatar o que estão fazendo. Lógico que alguém ganha com isso.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O OLHAR DA MENTE

Acabo de ler uma entrevista do neurologista-escritor, Oliver Sacks, sobre o lançamento do seu novo livo "O olhar da mente", editora Companhia da Letras, R$44,00 (232 págs.), quando ele faz uma analogia da "neovisão" (expressão minha) com uma máquina fotográfica. (...)"o conjunto olho-cérebro está menos para câmera digital e mais para simulador de realidade virtual, usando pistas às vezes enviesadas para construir um modelo do mundo na cabeça de cada pessoa." Só isso basta para correr e comprar o livro.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Matéria do Jornal Folha de São Paulo - domingo, 21 de dezembro

SERTÃO TEM SURTO DE DOENÇAS GENÉTICAS.
Pesquisadores estão achando moléstias desconhecidas no interior da PB; casamento consanguíneo é a causa.

(...) como relatava a própria mulher, a moléstia era comum na usa cidade natal, Serrinha dos Pintos, no sertão do RN. Silvana dos Santos (bióloga) descobriu no nordeste mais de 70 casos de uma doença até então desconhecida, a síndrome Spoan, que paralisa os membros inferiores e afeta a visão.
Depois de descrever a SPOAN pela primeira vez em artigo científico de 2005, a bióloga encontrou outros problemas genéticos no sertão, causados por um mesmo motivo: o casamento consanguíneo entre primos.
(...) Há médicos que relatam retardo mental em casos de MUCOPOLISSACARIDOSE (doença metabólica causada por deficiência de enzimas), sem avaliar se há mais casos na família e qual é a origem do problema", diz ela.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Só para confundir

Cérebro X Filosofia = formação de conceitos e imagens para os cegos (e/ou outras deficiências)

Não é o objetivo aqui explicar em detalhes as minhas alucinações, mas levar com isso novas reflexões.
Começo pelo cérebro: A área tegmentar ventral e o núcleo acumbente, áreas próximas e que mantém um circuito próprio, ajudam os indivíduos, entre outras coisas a receber dos sentidos informações sobre o que está acontecendo com o corpo. Podemos afirmar com isso que, nossos prazeres podem ser modulados pela dopamina que interage diretamente com essas duas áreas cerebrais. São as tais áreas de recompensa do cérebro.

Lembram-se do filósofo HUME? Pois bem, ele afirmava que o conhecimento se processa apenas do que captamos com os nossos sentidos (visão???). Outro filósofo conhecido de todos, KANT, ao contrário de Hume, diria que já existem intuições desde o nascimento, estruturas essas de pensamento que dão significado à percepção sensorial. Em outras palavras, Kant, escreve dizendo que, sem as pecepções sensoriais as informações recebidas pelos sentidos (visão???) não fariam sentido.

Como ficam os cegos? Como ficam as pessoas que não fazem contato direto com este mundo?

Desculpas

Fui avisado por uma rara leitora deste blog que a imagem abaixo já foi postada meses atrás.
Mil desculpas e obrigado pela ajuda. Sem você (s) este blog seria repetitivo e mais chato ainda.

inté

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Imagem corporal dos cegos

Como os cegos veem? Como formam a imagem de si e dos outros? Como os outros sentidos reorganizam-se para formar as imagens. Muita coisa pode ser dita sobre este tema, desde depoimentos pessoais até incursões neurofisiológicas. Inicio a introdução desse assunto pelas revisões de DOLTO, NASIO e SCHILDER, 1999.

> Tato = pode ser usado para reconhecimento do corpo
> Informações culturais = importância do meio para ajudar a formar conceitos
> Atividade física como referência = tõnus corporal informa a tensão exercida pelo corpo
> Tamanho das roupas = grande ou pequenas, sempre estão associados ao tamanho do corpo
> Informações sobre o peso e altura =  dimensões corporais podem ser usadas para comparações, assim, o tema pode ser usado como referência.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

domingo, 7 de novembro de 2010

Parabéns

Parabéns aos organizadores do IV CBEE - Congresso Brasileiro de Educação Especial, realizado em São Carlos/SP nesta semana.

Organizem-se para o V CBEE.