quarta-feira, 28 de julho de 2010

Filme "Perfume de mulher"(Scent of a woman) - Al Pacino interpreta um tenente-coronel cego. No filme a seguir, Pacino dança tango: "Por una cabeza" de Carlos Gardel e Alfredo Le Pero

Princípios de Orientação e Mobilidade planejado em ciclos

Como havia comentado anteriormente neste blog, retomo o que venho escrevendo sobre Orientação e Mobilidade (OM).
Nos anos 80 inicie meu trabalho com judô para cegos(professor e treinador), havia muitos alunos (todos cegos de uma Escola Especializada em Curitiba/Pr) de diversar idades ansiosos para conhecer e treinar judô. Em pouco tempo "nossa" turma já era referência no Brasil e consequentemente fui "empurrado" como técnico da seleção do Brasil de judô para cegos, com ambições de participar da Paraolímpíada de Seul, isso aconteceria em 1988. Naquela época o esporte paraolímpico no Brasil estava começando, por isso, tudo era novidade.
Feita a introdução, retomo o título da matéria: OM planejado em ciclos. Na mesma época, também trabalhava como professor de OM, conheci e aprendi estas técnicas e o processo todo na ONCE (Organização Nacional dos Cegos da Espanha). Mesmo assim, faltava alguma coisa para ajudar na concepção deste planejamento em OM. Como professor de Educação Física e usando os " CICLOS DE TREINAMENTO" para as aulas de judô, adaptei o que MATVEIEV (treinador Russo, especialista em planejamento de treinamentos físicos) organizou e apliquei os MACRO-MESO e MICROCICLOS nas sessões de OM. O que aconteceu depois?

Conto nos próximos encontros, se não você me abandona. Aguarde.

Referência bibliográfica

Para quem acredita apenas na ciência, para quem não acredita na ciência e defende o criacionismo.

"A LINGUAGEM DE DEUS" Um cientista apresenta evidências de que ELE existe.

autor: Francis S. Collins (diretor do Projeto Genoma) 5ª edição. Editora Gente, 2006.

Não sei se a leitura desse livro serve para mudar de opinião, mas talvez  possa ajudar a compreender um pouco mais da ciência.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Novas descobertas sobre as causas do autismo

(...) A partir de dentes de leite de uma criança de 5 anos com autismo atendida no Centro de Estudos do Genoma Humano da Universidade de São Paulo (USP), um dos centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) financiados pela FAPESP, os cientistas obtiveram células-tronco de pluripotência induzida (iPSC, na sigla em inglês) e as transformaram em neurônios no laboratório. Dessa forma, puderam observar uma importante alteração num determinado canal de cálcio cujo bom funcionamento é de extrema importância nos estágios iniciais do processo de desenvolvimento dos neurônios. "Há menos cálcio alterando a ativação de vias celulares que podem estar relacionadas com o aparecimento do autismo neste caso".

Marcos Pivetta. Revista de Pesquisa da FAPESP. Julho de 2010, n. 173, p.50

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Agenda

> I Simpósio Internacional de Imagem Corporal e I Congresso Brasileiro de Imagem Corporal
Campinas/SP, 09 e 10 de gosto de  2010.
inf: www.fef.unicamp.br/imagemcorporal2010

> Encontro dos Docentes de Educação Física e Esportes Adaptados
São Paulo/SP
27 a 29 de agosto de 2010
http://www.cefep.faefi.ufu.br/

> JOPEF Wellness 2010
Curitiba/Pr
04 a 07 de novembro de 2010
korppus@korppus.com.br    ou    (41) 3018-6222

Orientar um cego para atravessar uma rua

Caricatura de Robinson Adriano

Caricaturas como informação

Como guiar um cego para subir escadas

Cultura Visual

Ver, olhar, enxergar, mirar, deslumbrar são temas deste blog, com conotações quase sempre biológica e terapêutica. Não poderia esquecer dos meus poucos leitores que me cobram do outro "olhar". Não sei se vou conseguir respondê-los, só pedindo ajuda: "Filosofia da Criação" MArly Ribeiro Meira. Ed. Mediação, 2ª edição, 2007, p. 29

(...) O conceito de cultura visual está relacionado a ema esfera estética ligada a formas de trabalho que vão desde a exploração da natureza, assim como ela é, ou configurada em imagens, à produção de obras socialmente ligadas a um trabalho de visibilidade, exigindo um pensamento VISUAL em conexão com o corpo, as mãos, o conhecimento sensível da experiência estética, da difusão e da transmissão por IMAGENS.
Michel de Certeau (1996) atribui a Michel Foucault a iniciativa de dar ênfase à CULTURA VISUAL cotidiana, no sentido de ela ser o ARQUIVO, a presença de registros, objetos, textos, como demarcações disposicionais de poder e saber da cultura ocidental. Propõe a sua investigação como a busca de efeitos e as afecções causadas na sociedade pelas FORÇAS, formas e signos que alteram as AÇÕES, as produções e as atuações sociais, assim como as projeções que poderão desencadear devires, mas que começam a nos afetar a partir do hoje e do imediato. Certeau, Boudier e Foucault atribuem ao cotidianos cultural o lugar em que os acontecimentos deixam-se capturar, na sua ilógica/analógica/paralogia, junto aos saberes institucionalizados (...)

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Orientação e Mobilidade

Acho que já comentei neste espaço sobre a minha próxima publicação: Orientação e Mobilidade. Pretendo escrever neste blog algumas partes do capítulo do livro que estou escrevendo. Começo comentando sobre formação de conceitos na cegueira. A referência é SCHEFFER, 1995

Concreto: habilidade para identificar características específicas de um objeto;
Funcional: habilidade para identificar o que o objeto faz e o que se pode fazer com o objeto
Abstrato: síntese das maiores características do objeto.

Na referência abaixo, pode-se aprofundar o assunto.

Indicação de leitura

Para quem precisa estudar e pesquisar assuntos sobre a Deficiência Visual, uma leitura imprescindível:

ANÁLISE EXPLORATÓRIA DAS ESCALAS DE SILHUETAS BIDIMENSIONAIS E TRIDIMENSIONAIS ADAPTADAS PARA A PESSOA COM CEGUEIRA.

Autoras:  Fabiane Frota da Rocha MORGADO e Maria Elisa Caputo FERREIRA

Rev. Bras. Ed. Esp. Marília, v. 16, n. 1, p. 47-64, Jun - abr, 2010.