terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Congressos

II Congresso Iberoamericano sobre el Síndrome de Down: Granada/Es 29 de abril a 02 de maio. Federacion Española de Síndrome de Down - informações: http://www.granada2010down.org/

VII Congresso Europeu de Musicoterapia: "Evidencias para la pratica, la investigación y la formación en musicoterapia".   Cádiz/Es  05 a 09 de maio. Organização: Universidad de Cádiz.
informações:  http://www.musictherapy2010.com/

II Congreso Internacional Sordera, Comunicación y Aprendizaje: "Avances en la modalidad oral."
Barcelona: 03 a 05 de junio. Organiza: Centro de Investigación GISTAL. Más información:
http://www.gistal.uab.cat/

IX International Congress Autism-Europe "A Future for Austism"
Catania (Italia), 08 a 10 de octubre. Organiza: Autism-Europe.
Más información:  http://www.autismeurope2010.org/

Sorte para quem planeja participar de algum curso no exterior.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Para refletir

Adaptei do escritor austríaco Stefan Zweig: "doença não significa mais o que acontece com o homem, mas o que acontece com seu meio ambiente."  O autor dizia " o que acontece com seus órgãos."

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Deficiência e Educação

Hoje pela manhã passando por uma rua próxima a um dos maiores colégios de Curitiba, fui impedido de continuar o meu percurso devido ao congestionamento de carros esperando a saída do colégio. Fui obrigado a sair do meu carro para pedir ao cidadão parado na esquina para dar passagem.  Depois de uma discussão sem cabimentos, ou seja, pedir passagem em ruas públicas, sai do imbróglio consternado e perplexo. Só mais tarde entendi que resido em um país subdesenvolvido, e por isso mesmo essas coisas sempre vão acontecer. Acomodar-se? Indignar-se? Brigar? A educação continua sendo o princiapl caminho.
Agora imaginem os menos privilegiados (deficientes) em seus deslocamentos numa cidade de terceiro mundo. Em muitos anos trabalhando com orientação e mobilidade para cegos presenciei fatos que, se contar ninguém acredita. Triste realidade. Tenho uma filosofia que continuo gritando para o mundo: as maiores barreiras para os deficientes e os não deficientes, não são as arquitetônicas são as educacionais. Isso que atrapalha o bom convívio social.

Musicoterapia e esclerose múltipla

Divulgado na Revista Mente e Cérebro no mês de fev. 2010:  Pesquisadores da Universidade de Minas Gerais (UFMG) usaram a técnica em oito pacientes com esclerose múltipla, distúrbio neurológico progressivo que afeta adultos jovens e compromete principalmente os movimentos. Depois de escolher entre 10 e 15 músicas, os pacientes participaram de uma entrevista aberta na qual explicaram suas experiências pessoais com cada um. A análise dos conteúdos mostrou que prevaleceram relatos associados à consciência emocional e corporal e primeiros relacionamentos. Segundo os autores, a técnica da "autobiografia musical" permitiu que eles expressassem afetos, frustações e desejos, reorganizando-os no contexto da doença e elaborando o sendo de continuidade da vida.
Os autores concluem que, o recurso terapêutico deve ser considerado como mais uma estratégia no tratamento mustidisciplinar do distúrbio.

Além da Esclerose Múltipla, a musicoterapia pode auxiliar no tratamento de diversas patologias e síndromes.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

CHAT - Checklist for Autism in Toddlers

O autismo é um distúrbio com um diagnóstico difícil e incerto. Muitas vezes o diagnóstico é demorado e em inúmeros casos incorreto. Para facilitar todo este processo de investigação e acompanhar a criança com suspeita de autismo, foram criados vários instrumentos de investigação. Estes, servem para ajudar no diagnóstico. O mais conhecido destes materiais é o nome do título desta matéria - CHAT.
Objetivo principal: identificar o risco de transtornos na interação social e comunicação em crianças com dezoito meses de idade.
 CHAT consiste de duas partes: a primeira tem nove itens com perguntas para os pais, e a segunda tem cinco itens com observações, feitas pelo pediatra ou agente primário de saúde. Os comportamentos observáveis na criança são: atenção compartilhada, incluindo apontar para mostrar e monitoração do olhar. O outro é brincar de faz de conta. O resultado deste questionário é que vai determinar se a criança avaliada precisa ou não ser encaminhada ao médico.  Mais informações: http://www.ama.org.br/

Meu grupo de estudos ha dois anos está pesquisando um material com os mesmos objetivos do CHAT, com a diferença que, pode ser investigado em escolas especiais, quando a criança já se encontra em idade escolar. Principalmente para diferenciar a criança autista dos outros distúrbios, coisa muito comum hoje em dia. Os professores não têm certeza se os alunos são autistas ou apresentam outras síndromes.

Se você trabalha com autismo e tem interesse em conhecer o nosso material pesquisado, envie-me um e-mail solicitanto o instrumento de pesquisa que eu lhe encaminho o material.

Carlos Drummond de Andrade

MÃOS DADAS

Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei um mundo futuro.
Estou preso à vida e olho os meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.

Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,
não direi os suspiros ao amanhecer, a paisagem vista da janela,
não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,
não fugirei para as ilhas nem serei raptados por serafins.
O tempo é minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,
a vida presente.