segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Visão de cores

"Uma cor nada mais é que uma porção de matéria refletindo uma partícula elementar e universal, o fóton..."

Meyer, P.

Biofilosofia

Sempre pensei escrever sobre a biofiolosofia da visão, como não tenho conhecimentos para tanto, fico apenas no desejo. Desejo muitas outras coisas é claro, mas este assunto continua especial para mim. Tenho dúvidas, críticas, desconhecimento e curiosidade sobre alguns assuntos. Alguns deles posso dividir: os estudos dizem que mais de cem milhões de células retinianas no fundo de cada globo ocular recebem os fótons - grãos de energia luminosa que se deslocam a trezentos mil quilômetros por segundo...depois disso, respondemos a um estímulo visual. Pergunto: só isso?
Mesmo sabendo que nossas respostas estão atreladas às áreas da emoção, fico imaginando que ainda faltam muitas explicações. Vamos ao senso comum. Olhamos uma pessoa que não é muito bonita para os critérios de beleza social, mesmo assim, somos tocados pela beleza da pessoa. O que é isso, repito. Há fatores psicoemocionais que necessitam de mais explicações coerentes. Não falo, neste exemplo, das paixões.
Outro motivo, dos meus interesses para esta área: O espiritualismo a que se apega, um autor clássico, Bergson, é uma filosofia reconfortante, para a qual o pensamento humano é um atributo de Deus, causa única. Me explico melhor. Como nem tudo a ciência consegue explicar, atribuir a Deus algumas das nossas ações, não deixa de ser "racional". O que é isso, companheiro?

Tenho que estudar mais...

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Por que os deficientes são excluídos - uma gênese desta exclusão

A história de toda a sociedade até agora existente é a história de lutas de classes. O homem livre e o escravo, o patrício e o plebeu, o barão feudal e o servo, o mestre de uma corporação e o oficial, em suma, opressores e oprimidos, estiveram em constante antagonismo entre si, travaram uma luta ininterrupta, umas vezes oculta, aberta outras, que acabou sempre com uma transformação revolucionária de toda a socidade ou com o declínio comum das classes em conflito. Nas épocas mais remotas da história encontramos quase toda a parte uma articulação completa da sociedade em vários estados, uma múltipla graduação das posições sociais. Na Roma antiga temos patrícios, cavaleiros, plebeus, escravos; na Idade Média, senhores Feudais, vassalos, mestres de corporações, oficiais, servos, e para mais com novas graduações particulares dentro de quase todas estas classes.
A moderna sociedade burguesa, saída do declínio da sociedade feudal, não acabou com os antagonismos de uma classe. NÃO FEZ MAIS DO QUE COLOCAR NOVAS CLASSES, NOVAS CONDIÇÕES DE OPRESSÃO, NOVOS ASPECTOS DA LUTA, no lugas dos anteriores.

Com esta introdução, você entendeu por que os deficientes continuam excluídos?

Marx, Engels. O manifesto Comunista. Ed. Moraes, 1848.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

AMUSIA COCLEAR

Darwin considerava o olho um milagre da evolução. O ouvido, a seu modo, é igualmente complexo e belo.
Em 1851, Alfonso Corti, fisiologista italiano, descobriu a complexa estrutura sensitiva que hoje chamamos órgão espiral, ou Órgão de Corti, situada na membrana basilar da cóclea e que contém 3500 células ciliadas internas, os receptores auditivos finais. Um ouvido jovem pode ouvir dez oitavas de som, abrangendo uma gama de aproximadamente trinta a 12 mil vibrações por segundo. O ouvido da pessoa média pode distinguir sons distantes 1/17 de tom entre si. De ponta a ponta, ouvimos cerca de 1400 tons discrimináveis.

Oliver Sacks, "Alucinações Musicais" p. 135

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Homem Vitruviano


O Tao da Física

(...) Confucionismo era a filosofia da organização social, do senso comum e do conhecimento prático, que fornecia à sociedade chinesa um sistema de EDUCAÇÃO e as convenções estritas do COMPORTAMENTO SOCIAL. Um de seus objetivos básicos era estabelecer uma base ética para o sistema familiar tradicional, com sua estrutura complexa e seus RITUAIS de adoração dos ancestrais.
O TAOÍSMO, por outro lado, volta-se primariamente para a observação da NATUREZA e a DESCOBERTA DO CAMINHO, ou TAO. A felicidade humana, segundo os Taoístas, é alcançada quando os homens seguem a ordem natural, agindo espontaneamente e confiando em seu próprio CONHECIMENTO INTUITIVO (...)

F. Capra

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Música e Cérebro

Respondendo a pedidos: uma referência importante para a área neurofisiológica e som.

"THE NEURAL NETWORKS OF MUSIC."

autor: E. Baeck

European Journal of Neurology 2002, 9: 449-456

Outra referência em português: "As neurociências cognitivas"

autor: Nicole Fiori

editora Vozes, 2008

Imperdível: ALUCINAÇÕES MUSICAIS - Relatos sobre a música e o cérebro.

autor: Oliver Sacks - Companhia das Letras, 2007

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

ESQUEMA CORPORAL E IMAGEM CORPORAL

Há uma certa confusão nas definições, principalmente para os profissionais da área, quando pensamos em CORPO. Fica mais fácil entender estes conceitos buscando definições de FONSECA (1991): percepção corporal relaciona-se ao desenvolvimento da integração ente o esquema e imagem corporal. Vários autores definem o esquema corporal como uma estrutura dinâmica que integra a sensação da presença do corpo. Para facilitar a compreensão desta definição: é a capacidade de identificar as partes do corpo e reconhecer suas possibilidades de movimento para facilitar a eficiência da ação motora. Na prática os especialistas usam atividades físicas ou motoras para facilitar esta percepção. São experiências utilizando a visão, tato, audição e demais sentidos para melhorar a imagem corporal. Usa-se isso para melhorar o equilíbrio, por exemplo.
Para imagem corporal: consciência ou a configuração do corpo formada no cérebro. Le BOULCH (1992) acrescenta: a imagem do corpo se organiza em função da quantidade e qualidade da percepção da criança sobre as experiências motoras.
Por isso que as crianças necessitam de atividades motoras organizadas para o desenvolvimento e crescimento. Brincar é a melhor opção.