terça-feira, 29 de maio de 2007

Forte de Macapá, uma história viva em nosso país


Pós-graduação em Fisiologia do Exercício em Macapá


Distrofia muscular de Duchenne

A característica principal da Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) é a ausência de uma proteína chamada de distrofina, que protege as fibras musculares de lesões causadas pela força que elas empregam durante os movimentos. As ocorrências principais são as mortes das fibras musculares que são substituídas pela infiltração de tecido fibroso e gordura. Os sintomas da DMD são as grandes dificuldades dos pacientes em se movimentar; perda do equilíbrio, coordenação prejudicada e outros. Pesquisadores americanos estão implantando uma terapia genética revolucionária para tratar destas patologias. Como funciona: escolheram um pequeno vírus chamado de adenoassociado (AAV), pois não causa nenhuma doença nos seres humanos e pode infectar o músculo humano. Assim eles conseguiram injetar o IGF-1 (um fator de crescimento) nos músculos de camundongos jovens e conseguiram um resultado de 15% a 30% no crescimento destes músculos. Se o otimismo continuar, em breve teremos mais uma revolução genética esperada há anos.

segunda-feira, 21 de maio de 2007

LINGUAGEM SEM SOM

Estamos na era do cérebro, imaginamos estar descobrindo coisas impensáveis, detalhes neurais que nos fugiam de qualquer certeza de um dia descobrir. Um dos assuntos que também preocupam os pesquisadores é a área auditiva, somado as áreas próprias da comunicação. Duas áreas cerebrais responsáveis pela audição são bem conhecidas, as áreas de Wernicke e a de Broca. A primeira responsável pela compreensão da fala, e que está localizada próximo ao córtex auditivo, a segunda, responsável pela produção da fala, está próxima à parte do córtex motor que controla os músculos da boca e lábios. Por isso que, quando observamos pacientes com problemas de fala, direcionamos nosso diagnóstico para a área esquerda do cérebro. O hemisfério esquerdo geralmente é denominado de verbal e o direito, espacial. Uma das sequelas mais comuns do cérebro lesado são as afasias, que significa "perda da fala", pelo menos é assim que escutamos os especialistas comentarem. O que realmente acontece é a perda da linguagem, sua expressão e compreensão total ou parcial. Um dado importante que assusta qualquer cidadão interado em estatísticas médicas é que, em cada 300 pessoas com lesão cerebral decorrente de AVC (derrame), ferimento na cabeça ou tumor, uma possa ter afasia duradoura. As formas de afasia expressiva e receptiva são as mais comuns e por isso o cérebro esquerdo continua sendo o mais pesquisado, certamente em poucos dias teremos novidades sobre estas reabilitações, sabe-se hoje que a musicoterapia está cumprindo muito bem este papel.

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Fatores de risco para o apareciemento de deficiências

Os fatores podem ser divididos em pre-natais, neonatais e pós-natais. Entre estes fatores, ressaltamos que, muitos poderiam ser evitados, com alguns cuidados básicos como: educação, sistema de esgoto, alimentação equilibrada e acompanhamento médico. Como muitos destes fatores não estão ao alcance de muitas famílias, fica difícil entender o termo prevenção da deficiência. Dentre os principais fatores pré-natais, podemos destacar:
-idade materna <15>40, infecções intrauterinas, anormalidades cromossômicas, transtorno genético, pais de classes sócio econômicas baixa, nutrição materna, exposição a drogas.
Nos fatores neonatais, destacamos: - prematuridade, problemas neurológios, peso inferior a <1.750gramos, problemas respiratórios graves, infecções congênitas.
Para os riscos pós-natais, encontramos: exposição a drogas, infecções pós-natais, sistema de apoio inadequado, desnutrição, acidentes, grandes separações de pais e filhos.
Estes são alguns dos riscos que podem comprometer a saúde da criança, nos próximos espaços, farei comentários a respeito de cada um dos riscos.

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Abordagem Conceitual-Teóricos-Principais Pesquisas
Teoria Fase-Estágio

Freud
Estudou o homem pelo desenvolvimento psicossexual, a partir do nascimento e ao longo da infância

Erik Erikson
Concentrou-se no estudo do desenvolvimento psiocossocial.

Arnold Gesse
O trabalho deste pesquisador teve como norte o estudo dos processos maturacionais e sua influência no SNC, a partir do nascimento e ao longo da infância.

Robert Havighurst
Teoria da Tarefa Desenvolvimentista
Concentrou-se seu estudo a partir da primeira infância. Sua teoria observa a interação entre a biologia humana e a sociedade na maturaçãoDesenvolvimentista.


Jean Piaget
Teoria do Marco Desenvolvimentista
Sua pesquisa é marco no entendimento da criança e da construção do conhecimento. Trabalhou do período pré-natal à infância, sendo até hoje o teórico mais lembrado na Ed. Infantil. Estudou o desenvolvimento cognitivo como um processo interativo entre a biologia e o meio ambiente. Entendido também na Educação pelas relações entre sujeito e objeto.

Teoria Ecológica
Ramo dos sist. Dinâmicos
Nicholas Bernsteinn, Kigler, Kelsoe Turvey
Esta escola entende o desenvolvimento como um processo descontinuado, auto-organizado e transacional entre a tarefa, o indivíduo e o meio ambiente, acontecendo o tempo todo ao longo de nossa vida

Teoria Ecológica
Ramo do ambiente comportamental
Roger Barker e Ure Bronfenbrener
Esta corrente estudou o desenvolvimento como uma função da interpretação do indivíduo e de cenários ambientais específicos em transação com os meios socioculturais e históricos.


Teoria da biologia do conhecimento
Humberto Maturana
Estuda o desenvolvimento humano a partir da biologia do conhecimento, e acredita que o homem vai adquirindo conhecimento com a vida e neste processo perde sua essência. Biologia do amor.

Teoria Socioenteracionista
Vygotsky
Este teórico russo trabalhou sobre a influência da interatividade entre o homem e o meio. Acreditava que a aprendizagem humana é um processo cotidiano e que a criança constrói seu pensamento pelas trocas estabelecidas com o outro.

Teoria Construcionista Evolucionista
S. Papert
Fez uma releitura da obra de Piaget e incluiu a importante influência da informação e das novas tecnologias no processo de apreensão de conhecimento e no desenvolvimento da inteligência

Teoria Didiática
MacLuhan
Teórico dos anos 60, McLuhan profetizou a influência dos veículos de comunicação na formação dos nossos valores sociais e culturais. Hoje, sabemos da influência da mídia na formação de nossas crianças desde a idade de seis meses.